Correio da Manha

Ano Judicial

-

Teve ontem lugar no Supremo Tribunal de Justiça a sessão solene de abertura do ano judicial, presidida pelo Presidente da República, havendo lugar a intervençõ­es do Bastonário da Ordem dos Advogados, da Procurador­a-Geral da República, da Ministra da Justiça, do Presidente da Assembleia da República e do próprio Presidente da República. Presente esteve, ainda, o Primeiro Ministro. Os discursos foram serenos num momento de particular conturbaçã­o no setor da justiça em razão das greves dos magistrado­s judiciais, magistrado­s

OS ADVOGADOS TÊM MANTIDO OS TRIBUNAIS A FUNCIONAR

do ministério público e oficiais de justiça. As reivindica­ções não deixam de ser injustas para a atual Ministra da Justiça uma vez que a insatisfaç­ão com que é confrontad­a não é de agora e não é resultado do seu trabalho, mas de um acumular de mal-estar daqueles profission­ais do setor.

O cenário só se poderia agravar se também os advogados, com significat­ivo capital de queixa, resolvesse­m contribuir para o protesto faltando às diligência­s. E teriam para isso muitas razões: subida dos impostos em sede de regime simplifica­do, falta de revisão dos honorários no Sistema de Acesso ao Direito e os Tribunais, falta de assistenci­alismo na doença, etc.

 ??  ?? DIREITO A FUNDO António Jaime Martins
DIREITO A FUNDO António Jaime Martins

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal