Correio da Manha

Enfermeiro­s sobem pressão sobre Governo

ENCONTRO r Ministra da Saúde, Marta Temido, recebe hoje os representa­ntes dos enfermeiro­s

- SÓNIA TRIGUEIRÃO

Os sindicatos dos enfermeiro­s dizem que se vão unir se o Governo não ceder às reivindica­ções nas reuniões de hoje. Emdeclaraç­ões ao CM, Emanuel Boieiro, do Sindicato dos Enfermeiro­s (SE), afirmou que não vão aceitar a “imposição de um diploma legal, por parte do Governo, porque isso significa a supressão da negociaç ão c o le t iva” . S e is s o acontecer, o SE apoia o Sindicato Democrátic­o dos Enfermeiro­s de Portugal (Sindepor) e a Associação Sindical Portugues a dos Enfe rmeiros ( ASPE) na greve cirúrgica.

Já Lúcia Leite, presidente da ASPE, disse ao CM que vai para a reunião de hoje com a ministra da Saúde, Marta Temido, com as “expectativ­as muito baixas. “Se não houver um memorando assinado pelo Governo a assumir um compromiss­o, a greve cirúrgica continua já na sexta-feira [amanhã]”, afirmou.

Ontem, na Comissão Parlamenta­r de Saúde, a bastonária dos Enfermeiro­s, Ana Rita Cavaco, garantiu que a greve cirúrgica, que durou desde 22 de novembro a 31 de dezembro, não colocou em perigo a vida dos doentes e que não houve sequer denúncias de violação dos serviços mínimos.

Já o presidente da secção regional Norte da Ordem dos Médicos, António Araújo, considerou que os serviços mínimos decretados para a greve cirúrgica deviam ser alargados.

 ??  ?? 2
2
 ??  ?? 1Ministra da Saúde, Marta Temido, convocou sindicatos para mais uma reunião 2 Enfermeiro­s prometem mais greves3 Bastonária dos enfermeiro­s, Ana Rita Cavaco, esteve no Parlamento­3
1Ministra da Saúde, Marta Temido, convocou sindicatos para mais uma reunião 2 Enfermeiro­s prometem mais greves3 Bastonária dos enfermeiro­s, Ana Rita Cavaco, esteve no Parlamento­3
 ??  ?? 1
1

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal