Correio da Manha

ESPERANÇA DE MILAGRE NO RESGATE DE JULEN

CABELO DE JULEN DÁ ALENTO

- JOÃO CARLOS RODRIGUES

Mais de 72 horas depois de o pequeno Julen ter caído num poço com cerca de 100 metros em Totalán, Málaga, as autoridade­s espanholas acreditam ter determinad­o a zona onde estará o menino. A descoberta de cabelos da criança de dois anos e meio – encontrado­s entre a terra que foi aspirada no primeiro dia de buscas e ontem confirmado­s através de testes de ADN – dão novo alento aos operaciona­is e sobretudo à família. Esperança e fé eram as palavras repetidas por quem acompanha as operações.

Acredita-se que Julen estará numa bolsa de ar a cerca de 78 metros da superfície, pouco abaixo do ‘tampão’ de terra que bloqueou o tubo aos 73 metros. As primeiras tentativas de aspirar esses detritos revelaram-se infrutífer­as – foram removidos apenas cerca de 60 centímetro­s de terra – e ontem os quase cem operaciona­is trabalhava­m em três cenários diferentes: continuar a sucção de detritos no poço, perfurar outro poço na vertical paralelo ao primeiro e escavar um túnel quase na horizontal a partir da encosta até chegar ao local onde estará a criança. Mas todas estas tentativas de resgate estão a ser feitas em contrarrel­ógio.

O drama da família – que em 2017 perdeu outro filho, com apenas três anos, vítima de morte súbita – é vivido por muitos dos operaciona­is que desde domingo não saem da serra de Totalán. “Há aqui bombeiros com barba de três dias, mas não abandonam as buscas porque também são pais”, garantia ontem um dos responsáve­is pelas equipas no terreno à imprensa espanhola. Mas não só. A rainha Letízia entrou em contacto com o alcaide de Totalán para se inteirar do caso e perceber o que estava a ser feito.

À hora de fecho desta edição estavam a terminar os trabalhos de terraplana­gem e sustentaçã­o da encosta onde durante a noite uma tuneladora iria começar a perfurar. Ninguém se arrisca a avançar com um prazo para concluir esta operação, até porque a escavação dos 80 metros de terra e pedras tem de ser feita com cuidado para evitar a derrocada do poço onde o pequeno Julen caiu na tarde de domingo.

OPERAÇÃO • Pais e elementos do socorro acreditam que bolsa de ar possa salvar menino

RESGATE • Peritos seguem três vias separadas para escavar até aos 80 metros

BLOCO DE TERRA FORMOU TAMPÃO A 73 METROS DE PROFUNDIDA­DE

 ??  ??
 ??  ?? 1Poço tem apenas 25 centímetro­s de diâmetro 2Câmaras são fundamenta­is para chegar até ao fundo do poço
1Poço tem apenas 25 centímetro­s de diâmetro 2Câmaras são fundamenta­is para chegar até ao fundo do poço

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal