Correio da Manha

BATALHA JURÍDICA NA CONFIANÇA A RIO NO PSD

MOÇÃO r Votação com dois requerimen­tos em cima da mesa: secreto ou de braço no ar e nominal

- DIANA RAMOS/SALOMÉ PINTO NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

OPSD enfrenta hoje uma dupla batalha – política e jurídica – na moção de confiança à direção de Rui Rio. O conselho nacional, órgão máximo entre congressos, vai votar a moção apresentad­a por Rio. Mas antes é preciso decidir o modelo de voto e é aqui que se levantam dúvidas.

Em cima da mesa do conselho nacional estão dois requerimen­tos: um dos apoiantes de Luís Montenegro que pede a avaliação à moção por voto sec re to ; o utro , do lado do s apoiantes de Rio, que exige um modelo “de braço no ar e nominal para que cada um assuma as suas responsabi­lidades”. Só que a votação com chamada individual não está prevista nem nos estatutos, nem no regulament­o do conselho nacional. E caberá ao presidente da mesa do conselho nacional decidir se coloca os requerimen­tos a votação ou se decide ele próprio o curso da moção de confiança. O CM tentou contactar Mota Pinto, sem sucesso.

O regulament­o diz que “as votações realizam-se por braço no ar” salvo as eleições e “as deliberaçõ­es em que tal seja solicitado, a requerimen­to de pelo menos um décimo dos membros presentes”. Se todos os 135 conselheir­os comparecer­em, o que não é expectável, seriam necessário­s 14 elementos. Mota Pinto terá ainda de decidir se aceita o pedido entregue por Almeida Henriques para deixar Montenegro participar na reunião e fazer uma declaração. Ontem não havia resposta.

Além de Mota Amaral, o CM confirmou a presença de Manuela Ferreira Leite na reunião. São ambos apoiantes de Rio. Mas a maior parte dos ex-líderes do partido vai faltar ao encontro: Pinto Balsemão prefere estar no Conselho de Estado, assim como Marques Mendes. Passos Coelho também não vai porque “não se quer imiscuir na vida partidária”. Já Luís Filipe Menezes, que não toma o “partido” de Rio ou de Montenegro, diz que “não é nada provável que vá”. Mas defende “o voto secreto no encontro”.

MONTENEGRO ESPERA DECISÃO DE MOTA PINTO PARA FALAR NA REUNIÃO

 ??  ??
 ??  ?? Rui Rio foi eleito em diretas há um ano. Hoje enfrenta um dia D na liderança
Rui Rio foi eleito em diretas há um ano. Hoje enfrenta um dia D na liderança
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal