Correio da Manha

ECONOMIA: ENERGIA.

BRUXELAS • União Europeia concordou, em 2017, com o preço de extensão do domínio hídrico TROIKA • Eduardo Catroga diz que pressupost­os técnicos das rendas excessivas “estavam errados”

- MIGUEL ALEXANDRE GANHÃO

EDUARDO CATROGA DIZ QUE O ESTADO GANHOU 10 MIL MILHÕES DE EUROS COM AS PRIVATIZAÇ­ÕES DA EDP.

Oex-ministro das Finanças Eduardo Catroga, que entrou para a EDP a convite de Manuel Pinho em 2006, afirmou ontem que “o Estado encheu os cofres à custa da EDP”. Catroga adiantou no Parlamento que o Estado arrecadou 10 mil milhões de euros nas oito fases de privatizaç­ão da elétrica. “O que o Estado fez ao dinheiro... não sei!”.

Falando na comissão parlamenta­r de inquérito, Catroga repudiou logo a designação de “rendas excessivas”. “Não tem qualquer sentido. O que existe são preços contratual­izados que o Estado contratual­izou em 1997, no âmbito de uma política energética”, sublinhou.

“HÁ ALGUMA INDIGNAÇÃO EM ALGUNS ACIONISTAS”, DIZ EDUARDO CATROGA

Um dos temas abordados ontem pelo Bloco de Esquerda foi o acordo entre a EDP e o governo de Passos Coelho no âmbito do memorando da troika para a renegociaç­ão das “rendas excessivas”. Neste capítulo, Catroga adiantou que estavam a ser dados pelo Executivo à troika “documentos com dados imperfeito­s”, frisando que “os pressupost­os técnicos estavam errados”. Quanto ao preço da extensão do domínio hídrico, o antigo governante social-democrata recordou o que disse a União Europeia, em maio de 2017, que considerou o preço “satisfatór­io”.

Eduardo Catroga deixou também um alerta: “Há alguma indignação entre alguns acionistas da EDP, que eu espero que seja transitóri­a.”

 ??  ?? Eduardo Catroga presidiu ao Conselho Geral e de Supervisão da EDP. Deixou a liderança mas mantém-se nesse órgão
Eduardo Catroga presidiu ao Conselho Geral e de Supervisão da EDP. Deixou a liderança mas mantém-se nesse órgão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal