Correio da Manha

Quinta diretora do SEF em 4 anos

POLÉMICA • Cristina Gatões empossada após ser alvo de auditoria do MAI

- MIGUEL CURADO

Cristina Gatões foi ontem empossada como a quinta diretora-nacional do Serviço de Estrangeir­os e Fronteiras (SEF) nos últimos quatros anos. A investigad­ora de carreira, com 26 anos de trabalho, era até aqui adjunta de Carlos Matos Moreira, que apresentou a demissão alegando “cansaço”, apurou o CM.

A nova líder assume funções depois de, em março de 2018, ter sido alvo de um pedido de parecer jurídico por parte do Ministério da Administra­ção Interna (MAI). Quando foi empossada diretora-nacional ad- junta, Cristina Gatões foi, durante várias semanas, conduzida num carro de serviço entre Coimbra, onde reside, e a sede do SEF, em Porto Salvo, Oeiras. Por não ter casa de função na zona de Lisboa, a responsáve­l pediu ainda reserva de hotel em Coimbra para o motorista.

O ministro Eduardo Cabrita quis apurar se Cristina Gatões tinha direito a estas ‘mordomias’ e, segundo fonte oficial do MAI, “o SEF não reconheceu, à luz da lei e da auditoria pedida que, neste caso concre- to, a responsáve­l tenha direito a casa de função ou subsídio de residência”.

A posse de Cristina Gatões foi feita ontem numa cerimónia privada. Carlos Matos Moreira, que ainda na véspera tinha felicitado os inspetores do SEF responsáve­is por uma operação que permitiu desmantela­r uma rede europeia de casamentos por conveniênc­ia, esteve presente, e não revelou qual será o seu futuro. José Moreira deve ser um dos diretores-nacionais adjuntos de Cristina Gatões.

RESPONSÁVE­L NÃO TEM DIREITO A CASA OU SUBSÍDIO DE RESIDÊNCIA

 ??  ?? 1Funcionár­ios e inspetores do SEF foram apanhados de surpresa com a saída do diretor Matos Moreira 2Cristina Gatões é licenciada em direito e tem 26 anos de carreira na investigaç­ão
1Funcionár­ios e inspetores do SEF foram apanhados de surpresa com a saída do diretor Matos Moreira 2Cristina Gatões é licenciada em direito e tem 26 anos de carreira na investigaç­ão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal