Correio da Manha

NOVO IMPERADOR FOGE ÀS REGRAS

EDUCAÇÃO r Cresceu casa, casou-se com plebeia e estudou na Europa

-

Pela primeira vez em200 anos, o imperador japonês abdica do trono em vida. O sucessor de Akihito, de 85 anos, é o filho mais velho, Naruhito, 59, ummonarca nada convencion­al, sobretudo para a mais antiga monarquia do Mundo. Historiado­r, estudou na Europa e cresceu junto dos pais, ao contrário do que indicamas rígidas normas japonesas de educação dos príncipes herdeiros.

A mãe, Michiko, foi a sua primeira professora e, ao contrário do que ditam as regras, Naruhito cresceu emfamília e não no Palácio Imperial. Já o pai, Akihito, foi educado por tutores imperiais, como mandam as regras, mas acabou por quebrar umadas mais importante­s, já que a mulher e mãe do novo imperador, Michiko, era plebeia.

Ainda assim, hácertas tradições que se mantêm. Por exemplo, a escolha do nome para a nova época, “reiwa”, que significa “bela harmonia”, foi feita sem qualquer conhecimen­to ou opinião do 126º imperador japonês. As cerimónias da sucessão e entronizaç­ão foram executadas com todo o protocolo ditado pelo grande império asiático e, deste modo, Naruhito tornou-se ontem o novo líder desta monarquia, da dinastia Yamato, que conta com mais de dois mil anos de história.

Os japoneses apenas estão preocupado­s com o facto de o novo líder japonês não ter um filho varão. Naruhito e a mulher, Masako, têm somente uma filha, Aiko, de 17 anos. Pela sua condição feminina, Aiko não herdará o trono, estando na linha de sucessão Akishino, irmão do imperador.

Diariament­e, a partir do próximo sábado, o CM oferece aos seus leitores, na compra do jornal, uma coleção absolutame­nte exclusiva: ‘Medalhas de Fé’. As 15 medalhas que compõem a coleção - que começa com a Sagrada Família e termina com Nossa Senhora de Fátima, passando por S. José, S. João Batista, S. Pedro, Santo António, Santa Teresinha e tantos outros - destinam-se a ser colocadas num fio para usar ao pescoço, que será igualmente oferecido, na primeira entrega.

Todas as medalhas distribuíd­as com o Correio da Manhã são acompanhad­as de uma pagela com oração.

Com o aproximar da primeira peregrinaç­ão do ano ao Santuário de Fátima, não perca esta sensaciona­l coleção. Celebre o 13 de Maio no Altar do Mundo com um lindíssimo colar com as ‘Medalhas da Fé’ que o seu jornal diário lhe oferece.

O NOVO IMPERADOR NÃO TEM SUCESSOR, O QUE PREOCUPA ALGUNS JAPONESES

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal