Correio da Manha

1 EM CADA 7 PORTUGUESE­S TRABALHA NO ESTADO

DADOS Administra­ção Pública tinha 690 494 trabalhado­res em junho, menos 37 mil empregos do que em 2011 VALOR Salário base, em média, está nos 1482,5 euros, mais 1,2% do que há um ano

- DIANA RAMOS

OEstado tem vindo a encolher. Ainda assim, do total da população empregada em Portugal, 14% trabalha para o Estado. O mesmo é dizer que um em casa sete trabalhado­res é funcionári­o público.

Os números mais recentes foram publicados pela Direção-Geral da Administra­ção e do Emprego Púbico (DGAEP) e mostram que, no final de junho, a Administra­ção Pública contava com 690 494 postos de trabalho. Seis em casa dez funcionári­os públicos são mulheres.

Os números mostram ainda que há mais 15 261 empregos no Estado face a junho do ano pas

sado, o equivalent­e a um aumento de 2,3% homólogos.

Olhando para o passado, é possível concluir que ainda se sentem os efeitos da redução de pessoal imposta pela troika: face a dezembro de 2011, há menos 37 291 postos de trabalho. Isto apesar da subida de contrataçõ­es que a Administra­ção Pública, sobretudo no atual Governo, tem levado a cabo. Em quatro anos – de junho de 2015 a junho de 2019 – o Estado criou 35 732 empregos, quase metade deles no último ano.

No que toca aos salários, a remuneraçã­o base média mensal dos trabalhado­res do Estado situava-se nos 1482,5 euros, mais 1,2% face ao mesmo mês de 2018. Segundo a DGAEP, a subida resulta essencialm­ente do aumento do salário mínimo fixado para a Função Pública, que cresceu este ano para os 635 euros mensais, “bem como do processo gradual de descongela­mento de todas as carreiras”. Aliás, o impacto de ambas as medidas fez-se sobretudo sentir nos assistente­s operaciona­is – uma das categorias mais baixas do Estado – em que a subida homóloga do vencimento base médio se ascendeu a 5%.

O ganho médio mensal– quando somados subsídios e suplemento­s – totalizou 1739,8 euros em abril, mais 1,5% face ao mesmo período de 2018.

SALÁRIO

MÍNIMO NOS 635 € E PROGRESSÃO AJUDARAM A ‘ENGORDAR’ SALÁRIOS

 ??  ?? Em quatro anos, foram criados quase 36 mil novos empregos no Estado. A maioria dos trabalhado­res entrou para a Administra­ção Pública no último ano
Em quatro anos, foram criados quase 36 mil novos empregos no Estado. A maioria dos trabalhado­res entrou para a Administra­ção Pública no último ano
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal