Correio da Manha

ECONOMIA: TURISMO. ATÉ FINAL DE JUNHO, OS PROVEITOS DO SETOR SOMARAM QUASE 1,8 MIL MILHÕES DE EUROS, MAIS 11,8% FACE A 2018.

SEMESTRE Até final de junho os proveitos do setor somaram quase 1,8 mil milhões de euros, mais 11,8% face a 2018 HÓSPEDES Contabiliz­adas nos primeiros seis meses 30,5 milhões de dormidas

- JOÃO MALTEZ

Osetor do alojamento turístico registou no primeiro semestre deste ano uma subida na receita global superior aos 125 milhões de euros, comparativ­amente com o mesmo período de 2018, de acordo com dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatístic­a (INE).

Nos primeiros seis meses de 2019, os proveitos obtidos pelo setor (1782 milhões de euros) correspond­eram a uma subida de 11,8%, já que no mesmo período do ano passado a receita conseguida ficou pelos 1656 milhões de euros.

De 1 de janeiro ao final de junho, os estabeleci­mentos turísticos alojaram mais de 12 milhões de hóspedes (uma subida de 7,6% face a 2018) e registaram 30,5 milhões de dormidas (aumento de 4,7% face ao ano anterior).

Já em termos mensais, as receitas totais da hotelaria em Portugal no mês de junho foram de 466 milhões de euros, uma subida de 11,8% face a maio, enquanto os proveitos de aposento (352 milhões de euros) progredira­m 12,1%.

A pretexto destes dados positivos, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, lembrou ontem, em comunicado à imprensa, que a atividade do setor que tutela “continua com grande dinamismo, a crescer ao longo do território e ao longo de todo o ano, mesmo depois de um ano de recordes como foi 2018”.

O bom momento vivido pelo turismo está, aliás, a contribuir

para o comportame­nto positivo da economia nacional, o que é expresso, também de acordo com valores divulgados ontem pelo INE, no cresciment­o de 1,8% da riqueza produzida no País em cada um dos dois primeiros trimestres deste ano.

Este aumento do Produto Interno Bruto (PIB) foi igualmente evidenciad­o ontem pelo Ministério das Finanças, ao lembrar que este “é o 21º trimestre consecutiv­o de cresciment­o da economia portuguesa”.

PROVEITOS DA HOTELARIA SÓ NO MÊS DE JUNHO FORAM 466 MILHÕES

 ??  ?? Setor do Turismo continua a registar números positivos e a contribuir para melhorar a saúde da economia nacional
Setor do Turismo continua a registar números positivos e a contribuir para melhorar a saúde da economia nacional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal