Correio da Manha

Novo hospital em Évora por 150 milhões de euros

ABRANGÊNCI­A Vai dar resposta a toda a população do Alentejo FUNCIONAME­NTO Deverá estar pronto até dezembro de 2023

- ELSA CUSTÓDIO/CLÁUDIA MACHADO

r

Oconcurso público internacio­nal para a construção do novo Hospital Central do Alentejo, em Évora, foi lançado ontem pela Administra­ção Regional de Saúde. O investimen­to é superior a 150 milhões de euros.

A nova unidade hospitalar, que será construída na periferia da cidade, deverá entrar em funcioname­nto até dezembro de 2023 e vai dar resposta às necessidad­es de toda a população do Alentejo, com uma área de influência de primeira linha que abrange cerca de 200 mil pessoas e, numa segunda linha, mais de 500 mil pessoas.

O hospital ocupará, com um edifício, uma área de 1,9 hectares e terá uma lotação de 351 camas em quartos individuai­s, que poderá ser aumentada até 487 camas, em caso de necessidad­e. Terá ainda 11 blocos operatório­s, três dos quais para atividade convencion­al, seis para atividade de ambulatóri­o e dois para atividade de urgência, cinco postos de pré-operatório e 43 postos de recobro.

O novo hospital é uma exigência antiga da população de Évora, que se queixa das condições do Hospital do Espírito Santo, que abrange, de forma indireta, toda a região do Alentejo, num total de 33 concelhos.

Segundo o anúncio, publicado ontem em Diário da República, o prazo de execução da obra é de três anos e o prazo-limite para a apresentaç­ão de propostas é de 90 dias.

UNIDADE HOSPITALAR TERÁ CAPACIDADE PARA ATÉ 487 CAMAS

 ??  ?? Nova unidade vai receber doentes até agora enviados para o Hospital do Espírito Santo, que tem sido alvo de críticas
Nova unidade vai receber doentes até agora enviados para o Hospital do Espírito Santo, que tem sido alvo de críticas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal