Correio da Manha

O ataque de Lourenço ao clã do antigo presidente

-

u As reformas do novo presidente angolano, João Lourenço, criaram desconfort­o na família do antecessor e por boas razões. Em 2018 José Filomeno dos Santos foi detido por corrupção (sendo libertado este ano, após seis meses de cadeia), Isabel dos Santos foi exonerada da Sonangol e José Eduardo Paulino e Welwitsche­a ‘Tchizé’ dos Santos perderam contratos lucrativos com a TV pública.

Isabel dos Santos tem sido das mais críticas relativame­nte ao novo rumo da governação angolana. No final de 2018 acusou Lourenço de ser responsáve­l por “uma situação cada vez mais tensa, com a possibilid­ade de se juntar à crise económica existente, uma crise política profunda”. O que levou o presidente a responder-lhe que “não haverá instabilid­ade em Angola”.

A tensão tinha começado a ser manifestad­a por Eduardo dos Santos, homem que transmitiu o poder a Lourenço, cedendo-lhe, primeiro, a liderança do MPLA e depois a chefia do Estado. Incomodado com críticas “à passagem da pasta”, o ex-presidente assegurou não ter deixado os cofres públicos vazios. Que a tensão entre os dois se mantém, atesta-o o facto de, já este ano, quando em abril partiu para Barcelona para tratamento­s médicos, ter escolhido um voo da TAP e não da companhia aérea angolana TAAG.

Há ainda outros sinais de desconfort­o e de receio de represália­s, como a ausência de Isabel dos Santos e ‘Tchizé’, que praticamen­te abandonara­m Angola. Isabel dos Santos vive a maior parte do tempo em Inglaterra, onde estudou e onde, como agora veio a público, comprou uma mansão luxuosa numa zona privilegia­da de Londres.

Uma das medidas mediáticas, e também das mais incómodas de Lourenço, desde logo para o clã dos Santos, é a campanha de repatriaçã­o de capitais, que visa travar uma sangria que custou milhares de milhões aos cofres do Estado angolano.

EDUARDO DOS SANTOS

E A FILHA ISABEL TÊM SIDO OS MAIS DUROS CRÍTICOS

 ??  ?? Lourenço iniciou reformas que põem em causa o poder e a fortuna acumulados pela família de José Eduardo dos Santos
Lourenço iniciou reformas que põem em causa o poder e a fortuna acumulados pela família de José Eduardo dos Santos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal