CASAL CONDENADO POR TORTURAR FILHOS

PRI­SÃO EFETIVA CRI­AN­ÇAS DE SINTRA RETIRADAS À FA­MÍ­LIA

Correio da Manha - - Primeira Página - SÉR­GIO A. VITORINO NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDI­ÇÃO EM PAPEL

PADRASTO apanha pe­na de 5 anos. Ví­ti­mas aban­do­na­das em ca­sa

ME­NI­NA DE 10 ANOS e ra­paz de 8 es­pan­ca­dos com vas­sou­ra e co­lher de pau

Mãe e com­pa­nhei­ro fe­cha­vam à cha­ve, to­das as noi­tes, a fi­lha de 10 anos no quarto, on­de pu­nham um bal­de pa­ra ela fa­zer as ne­ces­si­da­des, em Sintra. Mui­tas ve­zes, en­tre se­tem­bro de 2012 e ju­nho de 2013, o ir­mão, de ape­nas 8 anos, era en­car­ce­ra­do com a me­ni­na. Nou­tras, fi­ca­va à por­ta a cho­rar. Eram am­bos agre­di­dos e in­sul­ta­dos. A mãe foi con­de­na­da a 4 anos e 4 me­ses de pri­são. O padrasto a 5 anos. Am­bas pe­nas efe­ti­vas e com pe­na aces­só­ria de proi­bi­ção de con­tac­to com as ví­ti­mas.

O Tribunal da Re­la­ção de Lisboa con­fir­mou em no­vem­bro, após re­cur­so dos ar­gui­dos - que pe­di­am sus­pen­são das pe­nas -, a con­de­na­ção de­ci­di­da em maio pelo Tribunal de Sintra. Se­gun­do o acór­dão, a que o CM te­ve aces­so, o com­por­ta­men­to do casal atin­giu “du­as cri­an­ças in­de­fe­sas” na “vi­da, hon­ra, in­te­gri­da­de fí­si­ca e psí­qui­ca e li­ber­da­de”, le­van­do a “vi­vên­cia (...) de me­do, de ten­são, abu­sos fí­si­cos, psi­co­ló­gi­cos e de sub­ju­ga­ção”.

En­tre os cri­mes pro­va­dos há es­pan­ca­men­tos e in­sul­tos gra­ves da mãe ao me­ni­no por es­te não se con­se­guir ves­tir ra­pi­da­men­te an­tes de sair pa­ra a es­co­la. Já à fi­lha, a em­pre­ga­da de me­sa “puxou o ca­be­lo, deu-lhe bo­fe­ta­das na cara e des­fe­riu-lhe pon­ta­pés e pan­ca­das no corpo, fa­zen­do uso de uma vas­sou­ra (...) e des­fe­riu pan­ca­das com a ca­be­ça da mes­ma na ban­ca da co­zi­nha”. Dis­se que “a ia es­ga­nar e ma­tar e des­fe­riu-lhe pan­ca­das no corpo com uma co­lher de pau”, afir­ma o tribunal.

To­das as noi­tes, às 23h00, a me­ni­na era fe­cha­da à cha­ve no quarto pelo padrasto com o co­nhe­ci­men­to da mãe. O ir­mão foi for­ça­do a fa­zer-lhe com­pa­nhia pelo me­nos cin­co ve­zes e comiam ape­nas pão frito. Mãe e padrasto saíam de ca­sa dei­xan­do os me­no­res fe­cha­dos.

Após de­nún­cia, os filhos fo­ram re­ti­ra­dos da ca­sa e ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­dos. O mais no­vo já foi en­tre­tan­to ado­ta­do.

SÓ COMIAM PÃO FRITO E ERAM ABANDONADO­S SOZINHOS EM CA­SA

Ir­mãos eram fe­cha­dos no quarto e agre­di­dos. Pe­di­am aju­da, mas os vi­zi­nhos que ou­vi­ram na­da fi­ze­ram

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.