Correio da Manha

REDE LAVA MILHÕES NO BOAVISTA

IRMÃO DE EDU, chefe de segurança do FC Porto, envolvido no golpe milionário

- TÂNIA LARANJO/ANA MONTEIRO NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

PJ APREENDEU DOCUMENTAÇ­ÃO NAS CASAS DOS VISADOS, NO BESSA E NO GAFANHA DA NAZARÉ

PRESIDENTE DO CLUBE SUSPEITO DE GANHAR UM MILHÃO DE EUROS COM ESQUEMA

OBoavista Futebol Clube terá sido usado num esquema de branqueame­nto de capitais e fraude fiscal, levado a cabo pelo presidente do clube Vítor Murta. A Polícia Judiciária investigav­a a fraude há pelo menos dois anos e defende que havia faturação falsa passando pelo clube, para que Vítor Murta e outros arguidos - há mais um que é advogado - conseguiss­em angariar fortunas não pagando ao Fisco. O valor já apurado é de um milhão de euros, mas a PJ fala em vários milhões de faturação falsa. Também o Gafanha da Nazaré, um clube do concelho de Ílhavo,

LUCRO DE UM MILHÃO EM REDE QUE FATUROU VÁRIOS MILHÕES FALSOS

terá sido usado no mesmo esquema criminoso. Que passava a i nda p o r u ma e mpresa de eventos que tinha como sócio Paulo Santos Silva, irmão de Eduardo Silva, o dono da SPDE que faz a segurança do Futebol Clube do Porto e que foi julgado precisamen­te por segurança ilegal a Pinto da Costa e Antero Henriques.

Sabe o CM que ontem foi apreendida diversa documentaç­ão nos clubes e nas casas dos suspeitos que agora terá de ser analisada. Muita da faturação falsa - suspeita a PJ - permitia saídas de dinheiro dos clubes e o enriquecim­ento dos envolvidos.

Outro dos esquemas utilizados pelos arguidos passava por falsas prestações ao regime do mecenato. Eram contabiliz­adas ‘ofertas’ aos clubes que não existiam e que depois revertiam em deduções ficais.

Sabe ainda o CM que no branqueame­nto foram usados mecanismos como a aquisição de bens móveis e imóveis por sociedades exclusivam­ente constituíd­as para o efeito. Era uma forma de dissimular­em os lucros milionário­s.

 ??  ??
 ??  ?? Boavista Futebol
Clube usado no esquema criminoso do presidente
Boavista Futebol Clube usado no esquema criminoso do presidente
 ??  ?? ‘Edu’ Silva, dono da SPDE, é irmão de Paulo Silva, sócio da empresa de eventos
‘Edu’ Silva, dono da SPDE, é irmão de Paulo Silva, sócio da empresa de eventos
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal