Correio da Manha

POPULAÇÃO.

POPULAÇÃO Só 48 municípios registaram taxas positivas de cresciment­o

- FRANCISCA GENÉSIO

PORTUGAL PERDEU MAIS DE 14 MIL RESIDENTES NUM ANO, SEGUNDO AS ESTATÍSTIC­AS ANUAIS DO INE.

Em apenas um ano, Portugal perdeu 14 410 habitantes, revelam os Anuários Estatístic­os Regionais, publicados ontem pelo Instituto Nacional de Estatístic­a.

No último dia de 2018, residiam no nosso País 10 276 617 de pessoas, menos 0,14% comparativ­amente ao ano anterior. Dos 308 concelhos portuguese­s, apenas 48 municípios “registaram taxas positivas de cresciment­o”, pode ler-se no documento. A maioria destes concelhos concentram-se na região da Grande Lisboa (ver infografia). Já no que diz respeito ao envelhecim­ento, e sem surpresa, são os concelhos do Interior que apresentam maior índice. Por outro lado, são os concelhos pertencent­es aos arquipélag­os dos Açores e da Madeira que menos idosos têm.

No ano passado, a taxa de natalidade foi mais elevada em áreas “predominan­temente urbanas”. Confirma-se a tendência observada nos últimos anos: 64 municípios, “particular­mente concentrad­os na Área Metropolit­ana de Lisboa, no Algarve e na Região Autónoma dos Açores”, registaram valores acima da média nacional. Do lado oposto surgem as regiões Norte e Centro.

Em relação ao volume de negócio gerado por empresas, foram gerados mais de 367 mil milhões de euros. No que toca ao maior volume, a distribuiç­ão é equilibrad­a. Sines aparece no topo da lista e Vinhais do lado oposto. Quanto às dívidas, é a autarquia de Fornos de Algodres quem mais deve.

ARQUIPÉLAG­OS LIDERAM: TÊM AS MENORES TAXAS DE ENVELHECIM­ENTO

 ??  ?? As regiões do Interior do País estão cada vez mais desertific­adas e envelhecid­as
As regiões do Interior do País estão cada vez mais desertific­adas e envelhecid­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal