Correio da Manha

PLATAFORMA 55+ JÁ CRIOU HISTÓRIAS FELIZES

-

Elena Durán inaugurou a atividade da plataforma 55+ há um ano com o apoio da Santa Casa da Misericórd­ia de Lisboa. A plataforma que ocupa pessoas com mais de 55 anos em várias áreas encontrou tecto na Casa do Impacto, o ‘hub’ da Santa Casa para empresas que promovem soluções inovadoras do ponto de vista social.

- Com que objetivos foi criado o projeto 55+?

- A 55+ é uma plataforma online (www.55mais.pt) que conecta pessoas com mais de 55 anos que querem estar mais ativos e que, pela sua experiênci­a, podem prestar serviços de qualidade para outras pessoas de qualquer idade que precisam desses serviços. Surgiu para colmatar uma falha existente na sociedade para com a população com mais de 55 anos.

- Uma população nova demais para se reformar, mas com dificuldad­e em arranjar emprego... - Em Portugal existem três milhões e meio de pessoas com mais de 55 anos, dos quais dois milhões e meio estão inativas. O desafio do envelhecim­ento da população, o problema da inatividad­e e solidão das pessoas de mais idade é uma realidade muito presente na nossa sociedade e existem poucos projetos que, de uma forma inovadora e adequada, ofereçam uma solução para este novo paradigma da sociedade. Quando o meu pai se reformou aos 60 anos, e após 30 anos como diretor de uma escola pública primária, eu e o meu irmão apercebemo-nos de que seria um grande desafio garantir que mantivesse uma vida ativa de forma a continuar saudável e integrado na comunidade em que vive. Foi então que comecei a pensar sobre uma solução. A reforma não é sinónima de paragem, existem muitas pessoas esquecidas que querem e podem tirar partido das suas competênci­as e valências de forma a contribuir para a comunidade, para que sejam mais valorizado­s pela sociedade.

- É mais difícil ser empreended­or e criar o próprio emprego a partir dos 50 anos?

- Acredito que a idade não é o fator mais importante. O importante é ter um conjunto de caracterís­ticas imprescind­íveis p a r a q u e m e mbar c a n e s t a aventura. Destaco 3: entusiasmo (fazer algo em que acreditas, que adoras, que não cansa por muito que tenhas de correr!), resiliênci­a (pois são inúmeros os desafios que aparecem, as dificuldad­es, as mudanças, etc.), flexibilid­ade. - Neste primeiro ano, já há muitas histórias de sucesso para contar?

- Muitas, porque a própria operação da 55+ tem essa missão, a de poder impactar e criar histórias felizes a quem faz parte dela. Desde pessoas que encontram uma motivação na 55+, pessoas que deixam de estar ‘sozinhas’ para fazer parte de algo maior e com alma, ou pessoas que necessitam de um serviço (companhia para ir ao médico ou alguém que trate das refeições familiares) e encontram ajuda noutras pessoas que estavam ‘excluídas’ profission­almente. No ano piloto, recolhemos quase 1500 inscrições de pessoas de mais de 55 anos de todo Portugal. Realizámos 525 serviços, o que gerou quase 19 000 € para os nossos prestadore­s. E há muitas pessoas à espera de receber serviços.

PORTUGAL TEM CERCA DE DOIS MILHÕES E MEIO DE PESSOAS COM MAIS DE 55 ANOS INATIVAS MAIS DE 500 SERVIÇOS PRESTADOS PERMITIRAM GERAR 19 MIL EUROS PARA OS PRESTADORE­S

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal