Correio da Manha

Protestos antes do Clássico

BARCELONA-REAL MADRID Independen­tistas cortaram acessos ao Camp Nou e pediram diálogo

- RICARDO RAMOS*

Milhares de manifestan­tes independen­tistas cortaram ontem os principais acessos ao Camp Nou antes do F C B a r c e l o n a - Re a l Madri d (0-0) e exibiram cartazes a pedir “diálogo” e “liberdade” durante a partida, num protesto que ficou manchado por confrontos entre manifestan­tes mais radicais e a polícia.

O protesto, convocado pelo movimento Tsunami Democrátic­o, decorreu de forma simultânea em quatro artérias junto ao estádio. Por precaução, as duas equipas deslocaram-se juntas, em dois autocarros, para o estádio, num curto percurso que decorreu sem problemas. Antes do jogo, os manifestan­tes distribuír­am cartazes com a frase “Espanha, senta-te e fala” e máscaras de Messi, que muitos adeptos exibiram antes do apito inicial apesar das tentativas da segurança para travar a sua entrada no recinto. Já no decorrer do jogo, manifestan­tes lançaram balões amarelos para o relvado, obrigando o árbitro a interrompe­r a partida durante cerca de um minuto.

No exterior, r e g i s t a r a m-se vários focos de tensão, incluindo um confronto entre manifestan­tes independen­tistas e elementos da claque Boixos Nous, conotados com a extrema-direita. Houve ainda confrontos entre manifestan­tes radicais e a polícia junto ao estádio. (Mais sobre o Clássico na pág. 36)

“ESPANHA, SENTA-TE E FALA”, PEDIAM OS CARTAZES SEPARATIST­AS

 ??  ?? Independen­tistas fizeram-se ouvir antes e durante o Clássico no Camp Nou
Independen­tistas fizeram-se ouvir antes e durante o Clássico no Camp Nou

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal