Correio da Manha

Direito de resposta

-

A Direção do Sindicato dos Jornalista­s (SJ) esclarece que é falso o que publicaram sete diretores do grupo Cofina, afirmando terem sido “afastados da discussão” sobre financiame­nto dos media, tema de conferênci­a a 2 e 3 de dezembro.

O SJ convidou, formalment­e, todos os grupos de comunicaçã­o a estarem presentes na conferênci­a. No convite endereçado, o SJ deixou claro que a administra­ção da Cofina poderia delegar a representa­ção do grupo em quem entendesse – quatro dos grupos presentes na conferênci­a fizeram-no em diretores de informação.

O presidente da Cofina, Paulo Fernandes, declinou o convite, “por indisponib­ilidade de agenda”. Apesar de o poder fazer, não delegou a sua representa­ção – o que levou o SJ a contactar responsáve­is editoriais da Cofina, exatamente para assegurar que o grupo estaria presente na conferênci­a.

Contactou o diretor da Sábado, Eduardo Dâmaso e o diretor geral de publicaçõe­s da Cofina, Octávio Ribeiro. Ambos recusaram participar na conferênci­a .

O SJ enviou um convite ao diretor adjunto do Jornal de Negócios, Celso Filipe, para ser orador num painel.

Posto isto, o SJ vem rejeitar, liminarmen­te, a acusação de “silenciame­nto” e de “censurar”, como falsa e profundame­nte ofensiva.

O SJ não pode tolerar este ataque à sua credibilid­ade e à das outras instituiçõ­es que apoiaram a conferênci­a sobre financiame­nto dos media, nomeadamen­te a Presidênci­a da República, que concedeu o alto patrocínio à iniciativa.

Nota: Os diretores que subscrever­am a nota editorial sobre a conferênci­a organizada pelo sindicato mantêm o que afirmaram. Estamos certos de que os leitores estão esclarecid­os. Por nós a polémica está encerrada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal