Correio da Manha

MP APONTA NOVO CRIME A VIEIRA

PRESIDENTE DO BENFICA PEDIU MAIS TEMPO PARA RESPONDER

- TÂNIA LARANJO NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Indiciado por vantagem indevida na ligação com juiz Rui Rangel

Luís Filipe Vieira foi ouvido na última sexta-feira, na Polícia Judiciária, no âmbito do processo Lex. Foi confrontad­o com as conversas telefónica­s que envolvem Rui Rangel e o advogado Jorge Barroso e que, na perspetiva das autoridade­s, indiciam que Vieira prometeu um cargo ao juiz - na universida­de que o Benfica pretendia criar - se, em troca, conseguiss­e acelerar um processo de litígio fiscal que corria em Sintra.

Confrontad­o com a alteração da qualificaç­ão jurídica, - no início do processo as autoridade­s defendiam que se tratava do crime de tráfico de influência­s e falam agora em recebiment­o indevido de vantagem - Vieira pediu mais tempo para explicar os contornos da conversa. Foi acompanhad­o na diligência pelo seu advogado - Soares da Veiga - e ambos entenderam que a alteração jurídica exige uma resposta diferente.

Expliquemo­s: este é um crime recente, cuja moldura penal é menor - Vieira arrisca entre os 600 dias de multa e os cinco anos de cadeia - mas cuja prova é mais fácil de ser feita. Está inscrita nos crimes de titulares de cargos políticos ou públicos, porque deste crime não resulta uma necessidad­e de associação a um resultado. Por outras palavras, dispensa-se o Ministério Público de ter de verificar se a vantagem condiciono­u ou não o exercício da ação pública - ou seja, não terá de se provar que efetivamen­te Rui Rangel tentou qualquer intervençã­o com o juiz de Sintra que tinha a seu cargo o processo fiscal que envolvia Luís Filipe Vieira.

Além disso, pode ainda ler-se na tipificaçã­o do crime, que nasceu da última revisão de 2010, que basta para que alguém “prometa a titular de cargo político ou alto cargo público, ou a terceiro por indicação ou conhecimen­to deste, vantagem patrimonia­l ou não patrimonia­l que não lhe seja devida” para ser punido. O crime diz ainda que pode ser no exercício das suas funções ou por causa delas.

VIEIRA ARRISCA MULTA DE 600 DIAS ATÉ PENA DE CINCO ANOS DE CADEIA

 ??  ??
 ??  ?? Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, é arguido no processo da Operação Lex e foi ouvido na semana passada pelos inspetores da Polícia Judiciária, em Lisboa
Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, é arguido no processo da Operação Lex e foi ouvido na semana passada pelos inspetores da Polícia Judiciária, em Lisboa
 ??  ?? Rui Rangel é o principal arguido do processo e suspeito de atos de corrupção
Rui Rangel é o principal arguido do processo e suspeito de atos de corrupção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal