Correio da Manha

Quim Torra condenado a 18 meses de inabilitaç­ão

DESAFIO Em causa está a desobediên­cia à ordem da Junta Eleitoral para retirar laços separatist­as dos edifícios públicos antes das eleições de março JUSTIÇA Líder catalão vai recorrer da sentença

- RICARDO RAMOS* *COM AGÊNCIAS

Olíder do governo autonómico da Catalunha, Quim Torra, foi ontem condenado a 18 meses de inabilitaç­ão - proibição - de desempenha­r cargos públicos, por causa da sua recusa em mandar tirar os laços e outros símbolos independen­tistas dos edifícios do governo da Catalunha antes das eleições legislativ­as de março deste ano.

A sentença do Tribunal Superior de Justiça da Catalunha ainda é passível de recurso para

TORRA PODE CONTINUAR EM FUNÇÕES ATÉ À DECISÃO DO SUPREMO

o Supremo Tribunal espanhol, pelo que a decisão não terá efeitos imediatos e Torra pode, desta forma, continuar em funções. Em caso de condenação em segunda instância, será obrigado a deixar o cargo.

“A mim não me inabilita nenhum tribunal com motivação política”, reagiu ontem o líder independen­tista catalão, garantindo que irá recorrer para o Supremo “apesar de não confiar na Justiça espanhola”.

A sentença do Tribunal Superior de Justiça da Catalunha está relacionad­a com a desobediên­cia de Torra a várias ordens da Junta Eleitoral Central para retirar os símbolos independen­tistas da fachada dos edifícios públicos catalães, incluindo o

Palau da Generalita­t, a sede do governo autonómico, antes das eleições de março. Torra recusou acatar as ordens da Junta porque as considerou “ilegais”, mas os cartazes acabaram por ser retirados pela Polícia Catalã antes das eleições.

 ??  ?? Quim Torra acusou o t r i bunal de t er “motivação polí t i ca”
Quim Torra acusou o t r i bunal de t er “motivação polí t i ca”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal