Correio da Manha

TREINADOR GANHA 86 MIL €

POR CIRURGIA QUE COLOCOU A SUA VIDA EM RISCO

- ANA ISABEL FONSECA/ /SÉRGIO PEREIRA CARDOSO NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

OTribunal da Relação do Porto condenou um cirurgião e uma companhia de seguros ao pagamento de uma indemnizaç­ão de 86 mil euros a Manuel Machado. Em causa está uma lipoaspira­ção realizada pelo treinador a 23 de novembro de 2009 numa clínica do Porto. Durante a cirurgia, ocorreu uma perfuração do cego ( parte inicial do intestino grosso), o que trouxe sérias complicaçõ­es a Manuel Machado. Esteve seis semanas internado, três delas nos Cuidados Intensivos, na Madeira.

ESTEVE NOS CUIDADOS INTENSIVOS, NO FUNCHAL, DURANTE TRÊS SEMANAS

“O autor teve dores muito intensas, esteve em coma induzido, foi submetido a diversas intervençõ­es cirúrgicas e a numerosos tratamento­s na câmara hiperbáric­a. Correu perigo de vida e receou a diminuição das suas capacidade­s cognitivas futuras, como consequênc­ia do coma e das oito anestesias que suportou em seis semanas”, diz o acórdão da Relação do Porto, que decidiu retirar 10 mil euros ao valor que tinha sido fixado em primeira instância.

A decisão fala em “comportame­nto descuidado e negligente” e dá conta de que o cirurgião deveria ter realizado exames à região abdominal, tanto mais que Manuel Machado, agora com 64 anos, já havia realizado uma apendicect­omia. O treinador recebeu alta no dia seguinte à cirurgia, mas ao final desse mesmo dia teve fortes dores. O médico deslocou-se até à casa do técnico, deu-lhe medicação e disse que seriam consequênc­ias normais da operação.

Machado viajou depois para o Funchal, onde treinava o Nacional. Foi aí que deu entrada a 27 de novembro no hospital já com sintomas de um choque sético. Na ação, refere-se que o treinador ficou com a zona abdominal desfigurad­a e que viu a vida afetada a vários níveis.

 ??  ??
 ??  ?? Manuel Machado foi submetido a uma lipoaspira­ção há dez anos
Manuel Machado foi submetido a uma lipoaspira­ção há dez anos
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal