Correio da Manha

JUIZ CARLOS ALEXANDRE APERTA COSTA

DEPOIMENTO Juiz pode invocar artigo do Código de Processo Civil para ‘obrigar’ primeiro-ministro a testemunha­r presencial­mente PEDIDOr Magistrado voltou a questionar Conselho de Estado e deverá tomar uma decisão em breve

- DÉBORA CARVALHO / TÂNIA LARANJO NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Carlos Alexandre, o juiz de instrução do processo de Tancos, não aceita que o primeiro-ministro faça o seu depoimento por escrito e poderá invocar o Código de Processo Civil para chamar António Costa a tribunal.

O número 5 do artigo 505 do Código de Processo Civil (que também se aplica à jurisdição criminal) estipula que “decidindo o juiz que é necessária a sua presença, é a mesma testemunha notificada para depor”. Ou seja, mesmo que o ex-ministro da Defesa prescinda do testemunho do chefe do Governo, o juiz de instrução pode lançar mão daquele artigo do Código de Processo civil. Resta saber qual será a posição do Conselho de Estado, que já tinha autorizado o depoimento por escrito de Costa e voltou a ser questionad­o, face à insistênci­a de Carlos Alexandre.

O juiz deverá tomar uma decisão em breve. Na semana passada pediu que o Ministério Público e as restantes defesas se pronuncias­sem sobre esta questão. Numa resposta enviada ao Tribunal Central de Instrução Criminal, a defesa de Azeredo Lopes admite prescindir do testemunho de António Costa, caso o mesmo atrase a instrução ou prejudique a defesa dos outros arguidos.

Na fase de investigaç­ão, os procurador­es do Ministério Público, Vítor Magalhães e João Valente, pediram ao diretor do Departamen­to Central de Investigaç­ão e Ação Penal (DCIAP), Albano Pinto, autorizaçã­o para chamar a depor o Presidente da República e o primeiro-ministro. Essa autorizaçã­o foi recusada e o CM sabe que no despacho do diretor do DCIAP estão reproduzid­as as declaraçõe­s que o primeiro-ministro fez sobre o assunto na Comissão Parlamenta­r de Inquérito de Tancos.

ARTIGO DÁ PODERES AO JUIZ PARA NOTIFICAR TESTEMUNHA A DEPOR

PROCURADOR­ES

JÁ TINHAM TENTADO CHAMAR COSTA A DEPOR

FOI A DEFESA DE AZEREDO LOPES QUEM ARROLOU PM COMO TESTEMUNHA

 ??  ??
 ??  ?? pediu que defesas e Ministério Público se pronuncias­sem sobre o caso
pediu que defesas e Ministério Público se pronuncias­sem sobre o caso
 ??  ?? 1António Costa pretende apenas depor por escrito 2 Carlos Alexandre
1António Costa pretende apenas depor por escrito 2 Carlos Alexandre
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal