Correio da Manha

Ex-padre julgado por abusar de 80 crianças

PEDÓFILO Bernard Preynat abusou de menores durante duas décadas ENCOBRIMEN­TO Cardeal foi condenado por proteger sacerdote

- RODRIGO AMARAL* *COM R. R./AGÊNCIAS

Oantigo padre francês Bernard Preynat, de 74 anos, começou ontem a ser julgado por ter abusado de mais de 80 menores durante duas décadas, num caso que já levou ao afastament­o e condenação do antigo cardeal de Lyon, Philippe Barbarin, por encobrimen­to.

Embora muitas das acusações já tenham prescrito, nove das vítimas aceitaram enfrentar Preynat em tribunal, quase 40 anos depois dos abusos. Se for condenado, o antigo sacerdote poderá

SACERDOTE ADMITIU

TER ABUSADO DE “4 OU 5 CRIANÇAS POR SEMANA”

enfrentar até 10 anos de prisão. “Reconheço os factos. Naquela época, não compreendi a sua seriedade”, confessou Preynat aos investigad­ores, admitindo que terá abusado de "quatro ou cinco crianças por semana”.

Algumas das vítimas acusaram a Igreja de encobrir as denúncias, permitindo que o ex-sacerdote, mesmo depois de a d mi t i r “s e r d o e n t e ” e d e ter “um problema com crianças”, permaneces­se nas suas funções na diocese de Lyon.

Em março do ano passado, o cardeal de Lyon, Philippe Barbarin, foi condenado a seis meses de pena suspensa por não ter denunciado o caso de Preynat às autoridade­s. Na altura, Barbarin decidiu afastar-se das suas funções apesar de o Papa Francisco ter recusado aceitar a sua renúncia alegando o direito à presunção de inocência, uma vez que o caso ainda está em recurso.

 ??  ?? Bernard Preynat admitiu ser “doente” e “ter um problema com crianças”
Bernard Preynat admitiu ser “doente” e “ter um problema com crianças”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal