Correio da Manha

Polícias vão ter provas de avaliação física

POSSE Novo diretor Nacional da PSP vai implementa­r sistema de certificaç­ão física semelhante ao que é feito no tiro MUDANÇA Melhor relação com os sindicatos e aposta na videovigil­ância

- JOÃO CARLOS RODRIGUES

Os polícias com ‘barriguinh­a’ vão desaparece­r da PSP. A promessa é do novo diretor nacional, que na tomada de posse anunciou que irá implementa­r um “processo de capacitaçã­o e certificaç­ão física dos polícias que desempenhe­m funções operaciona­is”. Esta é uma das várias medidas anunciadas ontem pelo Superinten­dente-chefe Magina da Silva num discurso virado ‘para dentro’ e que visou claramente motivar os mais de 21 mil homens que vai passar a dirigir.

“Obviamente a capacidade e a aptidão física dos polícias é fundamenta­l. Um polícia menos capaz fisicament­e é um polícia menos apto para cumprir a sua missão. A Polícia lida com situações de conflito e tem de haver mínimos físicos. Vamos introduzir este plano com calma. Tal como na certificaç­ão de tiro, que muitos diziam ser impossível, o agente vai a exame todos os anos e, se não cumprir o ‘standard’ mínimo isso tem efeitos imediatos, que é não utilizar a arma”, explicou Magina da Silva. O responsáve­l, de 54 anos de idade e 35 ao serviço da PSP, afirmou ainda que pretende apostar na videovigil­ância, na formação contínua dos polícias, numa maior visibilida­de e proximidad­e dos agentes, na melhoria da imagem institucio­nal e numa melhor relação com os sindicatos do setor.

O ministro da Administra­ção Interna, Eduardo Cabrita, garantiu para este ano a entrada de mil novos elementos e anunciou uma nova ‘lei de programaçã­o’ que será valida para o período de 2021 a 2025.

MINISTRO PROMETEU ENTRADA DE MIL NOVOS AGENTES ESTE ANO

 ??  ?? Magina da Silva cumpriment­ado por Eduardo Cabrita perante o aplauso do primeiro ministro António Costa
Magina da Silva cumpriment­ado por Eduardo Cabrita perante o aplauso do primeiro ministro António Costa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal