Correio da Manha

Chineses sem controlo à entrada de Portugal

Estudantes que regressara­m da China sem controlo à chegada a Portugal

- ANA M. RIBEIRO/ ANA SILVA MONTEIRO

Fernanda Brito acolhe estudantes chinesas ao abrigo de um protocolo com entidades daquele país. Atualmente, recebe duas universitá­rias no seu apartament­o em Lisboa. Uma delas, que prefere ficar anónima, esteve em Hong Kong e em Macau para celebrar o Ano Novo chinês e entrou em Portugal sem qualquer controlo.

“São às centenas os estudantes que vivem no nosso país e que também viajaram para a China e regressara­m. Liguei para a Saúde 24 e não me deram qualquer apoio. Não me sinto tranquila”, diz Fernanda. Por sua iniciativa, a jovem está a usar máscara, mas Fernanda queria que Portugal adotasse outra política na receção de estrangeir­os. No domingo, dia em que chegaram a Lisboa 18 portuguese­s (e duas brasileira­s) de Wuhan, Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, reiterou que “enquanto as normas europeias não determinar­em que se mudem os procedimen­tos, não há indicação para se fazer rastreio à entrada de Portugal”.

Uma das portuguesa­s que chegou é Maria Beatriz, de 23 anos, estudante na China. “Os últimos dias foram complicado­s, porque esteve muito tempo fechada num apartament­o minúsculo”, relata ao CM Paula Zuzarte, mãe. A família esperava que Maria fosse para o Hospital Militar, no Porto, mas ficou de quarentena em Lisboa. “Apesar de não receber visitas, era mais fácil se estivesse mais perto da família”.

 ??  ?? 1Portugues­es chegaram a Lisboa no domingo 2Paula Zuzarte é mãe de uma das pessoas em quarentena 3Fernanda Brito acolhe alunas chinesas
1Portugues­es chegaram a Lisboa no domingo 2Paula Zuzarte é mãe de uma das pessoas em quarentena 3Fernanda Brito acolhe alunas chinesas
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal