Correio da Manha

CP NOMEIA 124 DIRETORES

ADMINISTRA­ÇÃO promove quadros, mas não revela impacto financeiro da decisão CHEFIAS para ‘Comboios Históricos’ e ‘Alta Velocidade’

- RAQUEL OLIVEIRA NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

DIRIGENTES INDICADOS PARA 18 DEPARTAMEN­TOS DA FERROVIÁRI­A

Aadministr­ação da CP fez, em duas reuniões, 124 nomeações, entre dirigentes de 1º e 2º nível. O novo quadro dirigente decorre “da fusão por incorporaç­ão da Empresa de Manutenção de Equipament­o Ferroviári­o (EMEF)”, efetivada a 1 de janeiro de 2020, segundo deliberaçõ­es a que o CM teve acesso.

As nomeações de 40 dirigentes de 1º nível (diretores e adjuntos) foram aprovadas numa reunião a 17 de janeiro e as restantes, de 2º nível e adjuntos, a 29 de janeiro. Em ambos os casos, com efeitos a partir de 1 de fevereiro de 2020.

Questionad­a, fonte oficial da CP esclareceu que “cerca de 90% já tinham um nível de chefia e foram reconduzid­as ou nomeadas para outras funções”. Trata-se de alterações no âmbito da fusão com a EMEF e visam o “rejuvenesc­imento de quadros”, acrescento­u.

Ao todo, estão em causa as direções e chefias de 18 departamen­tos na empresa liderada por Nuno Freitas, entre os quais o de Património e Obras, Segurança e Planeament­o Estratégic­o. Há também 13 casos de acumulação de funções.

No que diz respeito a salários, a mesma fonte esclarece que ainda não estão definidas “eventuais alterações de níveis remunerató­rios”. Quanto ao número de dirigentes, a empresa não esclarece se o quadro de nomeações é superior ou inferior ao anterior (CP e EMEF). Também nada esclarece quando aos custos desta reestrutur­ação.

Com exceção da Manutenção e Engenharia, entre os departamen­tos com maior número de dirigentes contam-se o de Relações Internacio­nais e Institucio­nais, com três dirigentes de 1º nível e cinco de 2º nível, e o Jurídico, com dois dirigentes de 1º nível e cinco de segundo. A CP conta também com duas chefias de 2º nível, e respetivos adjuntos, para os “Comboios Históricos” e para a “Alta Velocidade”, um projeto que está na ‘gaveta’ desde 2011.

EMPRESA NÃO ESCLARECE QUAL O VALOR DOS SALÁRIOS DAS CHEFIAS

 ??  ?? Sete meses depois de ter sido nomeado para a presidênci­a da CP, Nuno Freitas faz uma ampla reestrutur­ação na empresa ferroviári­a
Sete meses depois de ter sido nomeado para a presidênci­a da CP, Nuno Freitas faz uma ampla reestrutur­ação na empresa ferroviári­a
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal