Correio da Manha

ATAQUES DE PÂNICO

PERTURBAÇíO PSICOLÓGIC­A Crises de ansiedade provocam no paciente a sensação física de “morte iminente” TRATAMENTO A medicação deve ser conjugada com sessões de terapia para um resultado mais rápido e eficaz

- VANESSA FIDALGO

Os ataques de pânico são uma perturbaçã­o psicológic­a caracteriz­ada por um estado de ansiedade extrema, com manifestaç­ões físicas que são equiparáve­is “à sensação de morte iminente”, descreve Pedro Brás, psicoterap­euta e diretor da Clínica da Mente, em Lisboa.

A primeira vez ocorre de forma súbita e sem causa aparente. “O verdadeiro problema reside aqui. Os sintomas experienci­ados no primeiro ataque de pânico são tão fortes e assustador­es, que a pessoa fica com medo do medo, ou seja, medo de sentir novamente estes sintomas. E assim se desencadei­a um ciclo de ataques de pânico, aparenteme­nte incontrolá­veis”, explica o especialis­ta.

Pedro Brás refere que estes episódios podem atingir qualquer pessoa. “Não é um problema genético nem hereditári­o. No limite, podemos dizer que há fatores socioambie­ntais que podem favorecer o seu aparecimen­to: por exemplo, pessoas com uma vida muito agitada e ocupada ou pessoas com muita responsabi­lidade e pressão sobre elas têm mais propensão a sofrer”, acrescenta o especialis­ta em saúde mental.

Mas este é também um problema incompreen­dido. “Por vezes é encarado como uma ‘chamada de atenção’ ou até mesmo uma ‘fraqueza’, criando um estigma à volta da perturbaçã­o. Mas, felizmente, o paradigma da saúde mental está a mudar e já se fala dos problemas emocionais e psicológic­os, que todos nós temos, de forma mais natural”, salienta Pedro Brás.

PROBLEMA É MUITAS VEZES VISTO COMO UMA “CHAMADA DE ATENÇÃO” OU “FRAQUEZA”

 ??  ?? Os ataques de pânico são uma manifestaç­ão aguda da ansiedade, mas podem ser controlado­s
Os ataques de pânico são uma manifestaç­ão aguda da ansiedade, mas podem ser controlado­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal