RON­CO­PA­TIA

PER­TUR­BA­ÇÃO O res­so­nar po­de de­ver-se a uma si­tu­a­ção pon­tu­al, co­mo uma cons­ti­pa­ção, ou ser sin­to­ma de pro­ble­mas mais gra­ves co­mo a ap­neia do so­no CRI­AN­ÇAS A ron­co­pa­tia agra­va com a ida­de mas as cri­an­ças tam­bém res­so­nam

Correio da Manha - - Primeira Página - VA­NES­SA FI­DAL­GO

Res­so­nar é uma per­tur­ba­ção res­pi­ra­tó­ria do so­no, que po­de ir des­de a ron­co­pa­tia sim­ples até à Ap­neia Obs­tru­ti­va do So­no, con­so­an­te a gra­vi­da­de clí­ni­ca da obs­tru­ção da via aé­rea.

“Um in­di­ví­duo po­de res­so­nar du­ran­te a noi­te, sem des­per­ta­res no­tur­nos e sem apre­sen­tar ou­tros sin­to­mas diur­nos (ron­co­pa­tia sim­ples) ou, associado ao res­so­nar, apre­sen­tar pau­sas res­pi­ra­tó­ri­as du­ran­te o so­no (ap­nei­as), com frag­men­ta­ção do mes­mo, e con­se­quen­te hi­pers­so­no­lên­cia diur­na, di­mi­nui­ção da aten­ção, per­da de c o n c e n t r a ç ã o o u me­mó­ri a (Sín­dro­me de Ap­neia/Hi­pop­neia Obs­tru­ti­va do So­no -SAHOS)”, ex­pli­ca o otor­ri­no­la­rin­go­lo­gis­ta Marco Me­ne­zes Pe­res.

Em qual­quer um dos ca­sos, o so­no é uma necessidad­e fi­si­o­ló­gi­ca cu­ja per­tur­ba­ção po­de ter “um enor­me im­pac­to no hu­mor, emo­ções, re­la­ções in­ter­pes­so­ais, ca­sa­men­tos, su­ces­so no tra­ba­lho e na saú­de”, diz o mé­di­co.

A ron­co­pa­tia sim­ples po­de es­tar as­so­ci­a­da a vá­ri­os pro­ble­mas que vão “des­de o can­sa­ço cró­ni­co pe­lo es­for­ço res­pi­ra­tó­rio au­men­ta­do du­ran­te o so­no a quei­xas do com­pa­nhei­ro in­co­mo­da­do pe­lo ruí­do”, re­fe­re.

No ex­tre­mo mais gra­ve do es­pe­tro clínico, a SAHOS es­tá “as­so­ci­a­da ao de­sen­vol­vi­men­to de hi­per­ten­são ar­te­ri­al, au­men­to de re­sis­tên­cia à in­su­li­na, hi­per­li­pi­de­mia e di­a­be­tes ti­po II, in­su­fi­ci­ên­cia car­día­ca, hi­per­ten­são pul­mo­nar, do­en­ça co­ro­ná­ria, ar­rit­mi­as e aci­den­tes vas­cu­la­res ce­re­brais”, fri­sa o mé­di­co.

O RON­CO NO­TUR­NO PO­DE TRA­ZER DÉ­FI­CE DE ATEN­ÇÃO, CAN­SA­ÇO E OU­TROS MA­LES

Há vá­ri­os ti­pos de ron­co­pa­ti­as e a ava­li­a­ção de um mé­di­co po­de ser fun­da­men­tal pa­ra evi­tar ma­les mai­o­res

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.