Correio da Manha

“ELE COMPROU UMA ARMA PARA ME MATAR”

RECORRENTE Helena Antunes foi vítima de violência doméstica ao longo de três casamentos AGRESSÕES Vítima ficou com o nariz partido depois de confrontar o marido com uma traição

- PATRÍCIA LIMA LEITÃO

Ahistória de violência de doméstica sobre Helena Antunes atravessa três casamentos. A mulher foi perseguida por três companheir­os e ainda teme pela própria vida.

“O meu primeiro casamento foi aos 18 anos. Quando me deu um estalo, eu disse-lhe que aquele tinha sido o primeiro e o último. Mas não foi. Comprou uma arma para me matar e perseguia-me constantem­ente. Ainda inventava histórias à família dele”, recorda. Teve dois filhos deste homem e, após a separação, esteve 10 anos sozinha. “Mudei a minha vida toda

TEME PELA PRÓPRIA VIDA PORQUE AINDA É SEGUIDA PELO ÚLTIMO MARIDO

por um novo homem e foi dele que tive o terceiro filho. Inventou que eu andava metida com o meu patrão e exercia sobre mim muita violência psicológic­a. Até ciúmes do filho ele tinha”, conta. Descobriu mais tarde que o marido a traía. “Quando o confrontei, deu-me um murro e partiu-me o nariz. Apresentei queixa, tinha marcas da agressão, mas o processo foi arquivado”. Depois, a vida de Helena não continuou fácil. Enfrentou um cancro. Enquanto isto, tinha de cuidar de outro filho com sequelas de um acidente de viação há vários anos.

Sem desistir do amor, voltou a casar uma terceira vez. Não sabia que o novo marido já tinha sido condenado por violência doméstica. “Foi tudo igual, isolou-me dos meus filhos, dizia-se vítima de tudo. Só não me batia porque havia portas e paredes para o efeito”, lamentou. A vítima passou ainda noites em claro a esconder garrafas de álcool porque o homem se tornava violento quando bebia. Hoje em dia, ainda é perseguida.

 ??  ??
 ??  ?? Helena Antunes (à direita), acompanhad­a por Madalena Silva, contou na CMTV o terror vivido durante o casamento
Helena Antunes (à direita), acompanhad­a por Madalena Silva, contou na CMTV o terror vivido durante o casamento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal