Correio da Manha

O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS ASSINOU UMA ORDEM EXECUTIVA PARA A REFORMA DO SISTEMA POLICIAL NO PAÍS.

DECRETO Resposta às manifestaç­ões contra o racismo e a violência policial no país PRESIDENTE “Temos de melhorar a responsabi­lização, aumentar a transparên­cia e investir mais”

- RODRIGO AMARAL* COM AGÊNCIAS

OPresident­e dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou, esta terça-feira, uma ordem executiva para reformar o sistema policial norte-americano. O decreto visa limitar os atos de violência por parte das autoridade­s e oferecer incentivos financeiro­s aos departamen­tos de polícia que elevem os padrões de treino dos seus agentes. “Vamos dar prioridade a subsídios federais do Departamen­to de Justiça, a departamen­tos de polícia, procu

BASE DE DADOS COM TODOS OS POLÍCIAS ACUSADOS DE VIOLÊNCIA

rando credenciaç­ão independen­te, certifican­do que cumprem padrões elevados quanto ao uso de força e formação no apaziguar de tensões ”, revelou Trump, num discurso nos jardins da Casa Branca.

A ordem executiva contempla a criação de uma base de dados onde constem todos os polícias acusados de uso excessivo de força, e os agentes que forem sujeitos a sanções ou processos, para que não voltem a ser contratado­s. A manobra de asfixia usada para matar George Floyd também sofreu alterações. Agora, não pode ser utilizada como forma de detenção e apenas é permitida em caso de risco de vida para um agente no terreno. “Temos de melhorar a responsabi­lização”, admitiu o presidente dos EUA.

O Congresso norte-americano também achou urgente uma reforma para o sistema policial .

A maioria democrata, contrariam­ente a Trump, quer medidas ainda mais restritiva­s, como a proibição total da manobra de asfixia usada pelo agente Derek Chauvin, no dia 25 de maio, em Minneapoli­s. *

 ??  ?? Donald Trump na assinatura da ordem executiva para a reformar o sistema policial norte-americano
Donald Trump na assinatura da ordem executiva para a reformar o sistema policial norte-americano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal