Correio da Manha

Defensor de Sócrates chamado para o Governo

PRESSÕES r Castigado do processo Freeport nomeado por Van Dunem PROCESSO r Ministra acreditava na inocência deste

- DÉBORA CARVALHO NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Ojuiz conselheir­o José Lopes da Mota é o novo adjunto da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem. Em 2009 foi castigado com uma suspensão de 30 dias por ter pressionad­o dois procurador­es a arquivarem suspeitas contra o antigo primeiro-ministro José Sócrates, no processo Freeport. Lopes da Mota terá avisado que Sócrates estava “muito preocupado com a evolução e andamento do processo” e que podiam existir consequênc­ias.

Em causa estão várias conversas, nas quais o então procurador à frente do Eurojust terá dito aos magistrado­s que se o PS perdesse a maioria absoluta por causa do processo alguém “iria pagar caro por isso” e “iriam haver retaliaçõe­s”. “Disse-lhes então o ora arguido, em tom sério e de aviso, que tinha estado reunido na véspera com o Senhor Ministro da Justiça [à data Alberto Costa], de quem também os informou ser amigo e que o mesmo se mostrara preocupado com a morosidade do citado processo e com a gestão política dos tempos da realização das diligência­s de investigaç­ão desse inquérito”, lê-se no acórdão do Supremo Tribunal Administra­tivo, que confirmou a condenação disciplina­r. Para os juízes, existiram “provas suficiente­s” para “um juízo seguro sobre os factos”.

Lopes da Mota também terá dito que Sócrates teria afirmado a Alberto Costa que os dois procurador­es estavam isolados naquele processo. Ou seja, não teriam o apoio do então procurador-geral da República, Pinto Monteir o , e da di r e t o r a do DCIAP, Cândida Almeida. O caso levou à abertura de um inquérito disciplina­r pelo Conselho Superior do Ministério Público. Francisca Van Dunem era procurador­a-geral distrital de Lisboa e foi a única a votar contra a suspensão. Defendeu que não existia “prova direta” e que deveria ser aplicado o princípio do in dubio pro reo.

JUIZ CONSELHEIR­O AVISOU QUE ALGUÉM “IRIA PAGAR CARO POR ISSO”

 ??  ?? 2 Francisca Van Dunem nomeou Mota seu adjunto 3 Sócrates
2
2 Francisca Van Dunem nomeou Mota seu adjunto 3 Sócrates 2
 ??  ?? 1Lopes da Mota estava no Supremo desde 2017
1
1Lopes da Mota estava no Supremo desde 2017 1
 ??  ?? foi implicado no processo Freeport
3
foi implicado no processo Freeport 3

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal