Correio da Manha

O NOVO PARADIGMA DA LONGEVIDAD­E

Pandemia não alterou os planos para transforma­r os 21 centros de dia da Santa Casa da Misericórd­ia de Lisboa em espaços intergerac­ionais e mais abertos à comunidade no futuro

-

No âmbito do projeto ‘InterAge’, integrado no programa ‘Lisboa, Cidade de Todas as Idades’, a Santa Casa da Misericórd­ia de Lisboa tinha previsto renovar totalmente os seus 21 centros de dia e torná-los espaços intergerac­ionais e abertos à comunidade até 2026. De acordo com Etelvina Ferreira, as obras “podem estar um pouco atrasadas por causa da pandemia mas o plano não se alterou”.

A epidemia, contudo, poderá ter conduzido a algumas reflexões que poderão produzir efeitos. “A situação que abalou o Mundo inteiro nestes últimos meses deu-nos outras pistas. De agora em diante, vai ser preciso pensar também no que fazer quando as pessoas não podem vir até nós”, confessou.

Algumas dessas soluções estão já previstas no programa ‘Lisboa, Cidade de Todas as Cidades’, através do qual a SCML pretende alargar o apoio domiciliár­io amais moradores, apostar na construção de 15 centros de saúde e de oito novos equipament­os com função de residência para idosos e de cuidados continuado­s, em parceria com a Câmara Municipal de

Lisboa e a Administra­ção Regional de Saúde (ARS).

Até 2021, estão previstos ainda 50 novos fogos habitacion­ais para a população idosa e carenciada, com diferentes graus de autonomia. Com este programa, a Santa Casa pretende reforçar um novo paradigma, o ‘Ageing in Place’, ou seja, o apoio a uma população que vive cada vez mais tempo e que quer ficar na sua casa sempre que possível.

REFORMULAR AS RESPOSTAS DA CIDADE PARA DAR APOIO A UMA NOVA GERAÇÃO DE IDOSOS

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal