Correio da Manha

PS SOFRE RECUO LIGEIRO SEM BELISCAR LIDERANÇA COM 40% DAS INTENÇÕES DE VOTO. CDS ULTRAPASSA PAN.

DIFERENÇA PSD sobe para 24,1% nas intenções de voto, mas está a quase 16 pontos percentuai­s do partido do Governo MUDANÇA Bloco inverte a tendência de queda e o CDS ultrapassa o PAN

- JOÃO MALTEZ NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

As intenções de voto dos portuguese­s em junho dariam ao PS uma vitória confortáve­l nas Legislativ­as, caso as eleições decorresse­m por estes dias. Apesar da queda de três décimas face a maio, os socialista­s são a escolha de 40% dos inquiridos no recente barómetro da Intercampu­s para o CM, CMTV e ‘Negócios’. Com uma subida de oito décimas, o PSD de Rui Rio sobe nas preferênci­as (para 24,1%), mas fica a quase 16 pontos percentuai­s de distância do partido de António Costa.

No barómetro de junho, o Bloco de Esquerda inverte a tendência de queda registada nos dois meses anteriores, ao suscitar a simpatia de 9,8% dos eleitores. A CDU (coligação entre o PCP e Os Verdes) também sobe nas intenções de voto, ao passar para 6,2%, mas mantém-se atrás do partido de André Ventura, já que o Chega continua a receber a confiança de 6,8% do universo dos inquiridos.

A tendência de queda nas sondagens mensais da Intercampu­s persiste para o PAN, que recolhe em junho 3,1% das preferênci­as, sendo ultrapassa­do pelo CDS, que surge como a escolha de 4,1% dos que respondera­m a este estudo. Já a Iniciativa Liberal (IL) sofre uma queda de 1,3 pontos, fixando-se nos 1,9%.

Quanto à imagem dos líderes partidário­s, numa escala de 0 a 5, o secretário-geral do PS, António Costa, é quem recolhe a melhor classifica­ção (3,7), à frente do presidente social-democrata, Rui Rio, que obtém 3,2 pontos, tantos quanto a líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins. Ao contrário do que sucede com o PAN, de que é porta-voz, André Silva vê a sua imagem melhorar em junho (2,9 pontos) e ultrapassa o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que mantém 2,8. Francisco Rodrigues dos Santos, do CDS, consegue 2,7, enquanto Cotrim de Figueiredo, da IL, recolhe 2,6. André Ventura, do Chega, é o último dos líderes partidário­s, com 2,2 pontos.

COSTA, RIO E CATARINA SÃO OS ÚNICOS LÍDERES A OBTER NOTA POSITIVA

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal