Correio da Manha

DIRETORES TEMEM PERDA DE MIL AUXILIARES

NOVO Diretores indignados com possível corte num ano em que são ainda mais necessário­s GOVERNO Ministério garante que não vai dispensar, mas não diz se integra estes trabalhado­res

- BERNARDO ESTEVES NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

As escolas temem perder cerca de mil funcionári­os no próximo ano letivo, precisamen­te quando serão mais necessário­s devido à pandemia. “É preciso arranjar uma solução jurídica para ficarem nas escolas. Não podemos perder funcionári­os num ano em que vamos precisar de mais para o trabalho acrescido de desinfeção, limpeza e orientação dos alunos”, disse ao CM Filinto Lima, da Associação Nacional de Diretores de Agrupament­os e Escolas Públicas (Andaep).

Estão em causa funcionári­os recrutados em 2017 e que, após três anos a contrato, ou são integrados no quadro ou perdem o emprego de acordo com a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhado­res em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS).

Questionad­o pelo CM, o Ministério da Educação nega a dispensa mas não confirma a integração: “O ME não tem previsto dispensar assistente­s operaciona­is no final do atual ano letivo e prosseguir­á as medidas de valorizaçã­o destes profission­ais e de garantia da sua estabilida­de profission­al, de modo a assegurar a continuida­de de funcioname­nto dos serviços.”

A FNSTFPS mostra-se surpreendi­da com a posição da tutela e garante que recebeu uma carta do ME a confirmar a dispensa destes funcionári­os.

SINDICATOS TÊM CARTA DO MINISTÉRIO A CONFIRMAR SAÍDA DOS FUNCIONÁRI­OS

 ??  ?? Pandemia de Covid-19 vai obrigar a mais trabalho de limpeza e desinfeção
Pandemia de Covid-19 vai obrigar a mais trabalho de limpeza e desinfeção
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal