Correio da Manha

MORTALIDAD­E DISPARA COM FALTA DE CONSULTAS E CALOR

CONCURSOS ATRASAM COLOCAÇÃO DE MÉDICOS SNS CHAMA REFORMADOS E ESQUECE JOVENS

- VANESSA FIDALGO NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

AFederação Nacional dos Médicos (FNAM) e o Sindicato Independen­te dos Médicos (SIM) criticam o atraso na abertura dos concursos para recém-especialis­tas hospitalar­es e na categoria de Medicina Geral e Familiar, em plena crise sanitária e numa altura em que o Serviço Nacional de Saúde precisa de reforçar meios humanos e de preparar-se para um inverno em contexto de pandemia.

De acordo com a legislação em vigor, os concursos devem ser abertos 30 dias após a homologaçã­o das notas dos exames de

JOVENS ESPECIALIS­TAS EXERCEM FUNÇÕES COM REMUNERAÇíO INFERIOR

especialid­ade. Este ano, as notas dos 396 recém-especialis­tas de Medicina Geral e Familiar estão homologada­s desde 16 de junho, enquanto as notas do exame da especialid­ade de 825 médicos hospitalar­es, concluídos há mais de um mês, continuam por homologar. “Uma enorme falta de respeito pelos jovens médicos, apesar do esforço que têm feito na linha da frente”, diz a FNAM. Muitos destes jovens especialis­tas continuam a desempenha­r funções mas são pagos de acordo com o regime de internato, ao invés da categoria correspond­ente.

Roque da Cunha, do SIM, lamenta a “insistênci­a do Governo em optar por contratar ou manter nos quadros médicos reformados” em vez de contratar novos especialis­tas. Por seu turno, o Ministério da Saúde diz que continua carenciado em algumas especialid­ades, mas o recurso a médicos aposentado­s “não retira o lugar a recém-especialis­tas”, salientand­o que “estes contratos são celebrados a termo resolutivo certo”.

 ??  ?? Muitos recém-especialis­tas estiveram na linha da frente no combate à pandemia de Covid-19
Muitos recém-especialis­tas estiveram na linha da frente no combate à pandemia de Covid-19
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal