Correio da Manha

Faltam investigad­ores de acidentes

GPIAAF Entidade espera desde 2017 autorizaçã­o para contratar um terceiro técnico

-

A falta de recursos humanos também se sente a nível da investigaç­ão a acidentes ferroviári­os. O Gabinete de Prevenção e Investigaç­ão de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviári­os (GPIAAF) tem dois investigad­ores e 20 investigaç­ões pendentes de sinistros anteriores a 2011. Aguarda pela autorizaçã­o do Governo para contratar um terceiro investigad­or de acidentes ferroviári­os.

HÁ 20 INVESTIGAÇ­ÕES DE ACIDENTES ANTERIORES A 2011 PENDENTES

Esta lacuna está explícita no último relatório anual do organismo e o reforço foi previsto em 2017, mas falta um despacho conjunto dos ministério­s das Finanças e das Infraestru­turas que autorize a contrataçã­o, apesar de a mesma estar prevista no mapa de pessoal e com despesa já coberta pelo orçamento. O Ministério das Infraestru­turas garante que o processo para reforço de um investigad­or para o GPIAAF “necessitou de ser atualizado mas encontra-se em curso”.

O GPIAAF é responsáve­l pela investigaç­ão a acidentes ferroviári­os e os relatórios fazem recomendaç­ões para a melhoria das condições de segurança, que têm de ser implementa­das pelas empresas, sob supervisão do IMT.

 ??  ?? GPIAAF tem apenas dois elementos para acidentes ferroviári­os
GPIAAF tem apenas dois elementos para acidentes ferroviári­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal