Correio da Manha

A situação no Ticão

- Luís Menezes Leitão BASTONÁRIO DA ORDEM DOS ADVOGADOS

Asituação no Tribunal Central de Instrução Criminal, conhecido na gíria por Ticão, justifica séria preocupaçã­o. Antes de Fevereiro, esse Tribunal tinha quatro juízes, tendo passado na altura a ter apenas dois. Ora, como um desses juízes está em exclusivid­ade para se dedicar à instrução de um megaproces­so, todos os outros processos da competênci­a desse Tribunal passaram a ser atribuídos ao outro juiz.

Na prática temos assim um tribunal unipessoal, o que contraria o princípio do juiz natural, que pres

NESTE MOMENTO A SOLUÇÃO PASSA POR COLOCAR MAIS JUÍZES

NO TICÃO

supõe que haja alguma aleatoried­ade na distribuiç­ão dos processos, em lugar de os mesmos serem sistematic­amente atribuídos ao mesmo magistrado. Na magistratu­ra têm-se ouvido várias vozes a defender a extinção do Tribunal Central de Instrução Criminal, com a distribuiç­ão dos seus processos pelos restantes tribunais de instrução criminal.

Não parece, porém, avisado estar sempre à espera do legislador para resolver os problemas, que uma simples gestão eficaz do sistema permite solucionar.

Neste momento a solução passa por colocar mais juízes no Ticão, coisa que há muito o Conselho Superior da Magistratu­ra deveria ter feito.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal