Correio da Manha

Centeno é esperança

PROTESTO Exigida a devolução total das poupanças POLÍTICA Esperam mudança no Banco de Portugal

- ANDRESA PEREIRA* *COM LUSA

Os lesados do BES exigiram ontem a devolução na totalidade das poupanças perdidas na resolução do Banco Espírito Santo e estão esperançad­os que o novo governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, consiga desbloquea­r o processo.

Num protesto realizado ontem no Porto, a Associação Lesados do Sistema Bancário (ALSB) argumentou que inicialmen­te o BdP lhes garantiu que as poupanças estavam protegidas por uma provisão de 1837 milhões de euros que obrigou o BES a fazer e que passou para o Novo Banco aquando da resolução, em 2014. Estes clientes acusam as autoridade­s de terem usado o dinheiro dessa provisão para pagar a outras entidades, como outros bancos a quem o BES tinha dívidas.

Agora com Mário Centeno como novo governador do BdP, os lesados esperam uma política diferente do regulador. “Esperamos que Mário Centeno não siga a mesma política do antigo governador. Temos esperanças que ele, que tinha uns certos atritos com Carlos Costa, possa avançar noutro tipo de política, porque o que está aqui em questão é a violação de direitos fundamenta­is dos cidadãos, como a propriedad­e e a dignidade humana”, disse um dos fundadores da ALSB, António Silva.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal