Correio da Manha

OCDE quer acordo sobre taxa em outubro

TRIBUTAÇÃO imposto digital Organizaçã­o para a Cooperação e Desenvolvi­mento Económico já tem proposta de FRANÇA Emmanuel Macron quer Taxa Google a nível europeu para pagar crise

- SÓNIA DIAS

Odebate sobre um imposto digital nunca fez tanto sentido como agora. O tema passou a ser o foco principal nas reuniões de ministros do G20, que pretendem avançar rapidament­e com a criação de um sistema de tributação internacio­nal para o setor, a aplicar sobre empresas de tecnologia como Facebook, Amazon, Google ou Netflix, por acreditare­m que estas deverão ter um papel importante na recuperaçã­o económica global.

Uma decisão sobre o assunto poderá ser tomada em outubro,

EMPRESAS COM SEDE EM PARAÍSOS FISCAIS SÃO O PRINCIPAL ALVO

quando a Organizaçã­o para a Cooperação e Desenvolvi­mento Económico (OCDE) apresentar a sua proposta.

Grace Perez-Navarro, diretora do Centro para Política e Administra­ção Fiscais da OCDE, fez saber que o principal alvo são as empresas que têm sede em paraísos fiscais e não geram impostos nos países onde prestam os seus serviços e onde obtêm os seus lucros.

Entretanto, Emmanuel Macron disse, durante uma entrevista à TF1, que apoia a criação de uma taxa digital europeia, na linha daquela que a França pretende implementa­r ainda este ano. “Estamos em processo de convencer todos os nossos parceiros a aplicar um imposto digital real para tributar esses grandes ‘players’ que não pagam o mesmo [impostos] que as pequenas e médias empresas”, disse o presidente francês, mostrando que os Estados-membros poderão avançar sozinhos com uma Taxa Google, caso não haja acordo com a OCDE.

 ??  ?? ‘ J úl i a’ ( SI C) conti - nua a ser o programa líder das t ar des: t eve mais 73 mil espectador­es do que ‘A Tarde é Sua’ , de Fát i - ma Lopes ( TVI ) .
‘ J úl i a’ ( SI C) conti - nua a ser o programa líder das t ar des: t eve mais 73 mil espectador­es do que ‘A Tarde é Sua’ , de Fát i - ma Lopes ( TVI ) .
 ??  ?? Governante­s defendem que gigantes tecnológic­as devem ter papel importante na recuperaçã­o económica
Governante­s defendem que gigantes tecnológic­as devem ter papel importante na recuperaçã­o económica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal