Correio da Manha

Maltrata mãe de 82 anos para roubar a reforma

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Mulher de 46 anos detida pela PSP e colocada em prisão preventiva DENÚNCIA Neta da vítima comunicou caso às autoridade­s após ver a idosa com vários ferimentos

- JOÃO CARLOS RODRIGUES NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Durante meses, uma mulher de 46 anos maltratou a mãe, de 82, a quem retirava o dinheiro da pensão que recebia mensalment­e. Quando lhe pedia mais dinheiro e a progenitor­a negava, ameaçava-a de morte e agredia-a. Foi agora detida pela PSP de Sintra e, perante a gravidade dos crimes, mandada para prisão preventiva.

Segundo o CM apurou, a agressora não trabalhava nem tinha qualquer fonte de rendimento conhecida. Vivia às custas da mãe, com quem partilhava a casa, gastando o dinheiro da pensão da idosa em compras para si própria “de forma constante e reiterada”, segundo a PSP. Quando a vítima negava era “injuriada e ameaçada”. “Numa das vezes em que a mãe não lhe deu dinheiro, empurrou-a, provocando a sua queda, da qual lhe resultaram lesões graves no joelho. Na sequência do incidente, só horas mais tarde é que a detida providenci­ou auxílio médico, descurando o seu dever de cuidar da sua mãe, pessoa de idade avançada e esp e c i a l me n t e v u l n e r á v e l ” , acrescenta a PSP.

O sofrimento da idosa arrastou-se até há cerca de uma semana, quando uma neta – sobrinha da agressora – se apercebeu da situação e dos ferimentos, denunciand­o o caso.

Uma equipa da PSP especializ­ada nestas situações de violência doméstica averiguou a denúncia e recolheu prova que comprova os crimes. A informação foi transmitid­a ao tribunal, que emitiu um mandado de detenção. A mulher acabou por ser detida ao final da tarde de domingo.

Foi presente anteontem no Tribunal de Sintra para primeiro interrogat­ório judicial. O juiz de instrução, perante as provas recolhidas e os relatos recebidos, não teve dúvidas e aplicou a medida de coação de prisão preventiva. A idosa está agora a ser acompanhad­a por outros familiares.

VIVIA À CUSTA DA MÃE E AGREDIA-A QUANDO ESTA LHE NEGAVA DINHEIRO

 ??  ?? Mulher idosa era agredida na sua casa sempre que recusava dar mais dinheiro à filha de 46 anos. Foi uma neta a dar o alerta às autoridade­s
Mulher idosa era agredida na sua casa sempre que recusava dar mais dinheiro à filha de 46 anos. Foi uma neta a dar o alerta às autoridade­s
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal