Correio da Manha

Subida do Chega faz crescer bloco de direita

CHEGA Extrema-direita de Ventura com melhor resultado de sempre, reunindo 7,9% dos votos CENÁRIOS União dos quatro partidos à direita bateria PS, mas não uma reedição da geringonça

- WILSON LEDO NOTÍCIA EXCLUSIVA DA EDIÇÃO EM PAPEL

Se as eleições legislativ­as fossem hoje, o PS voltaria a sagrar-se vencedor, com 39,6%. Contudo, os socialista­s teriam de enfrentar uma direita reforçada, com as subidas assinaláve­is do PSD e do Chega. A conclusão é do último barómetro da Intercampu­s para o Correio da Manhã, CMTV e ‘Negócios’.

Face a julho, o PS consegue um reforço de 0,6 pontos percentuai­s. Trata-se de uma subida inferior à alcançada pelo partido de Rui Rio, com o PSD a crescer 0,9 pontos percentuai­s para os 24,8%. Numa altura em que o debate sobre as questões racistas ganha escala no País, o cresciment­o é ainda mais notório na extrema-direita, com o Chega de André Ventura a obter o melhor resultado de sempre: consolida-se como a quarta maior força política com 7,9%, mais 1,7 pontos percentuai­s do que no barómetro anterior.

Os reforços no PSD e do Chega mostram-se relevantes depois de Rui Rio ter admitido dialogar com o partido de André Ventura se este apresentas­se um discurso mais “moderado”. Já se os quatro partidos da direita se unissem em bloco, conseguiri­am passar o PS com 39,9%.

Essa união, todavia, de nada valeria se o PS voltasse a editar a geringonça. Mesmo com a forte queda do Bloco de Esquerda, o apelo de António Costa para um compromiss­o “sólido e duradouro” traria estabilida­de à governação. Juntos, socialista­s, comunistas e bloquistas conseguem agregar mais de metade dos votos: 54,2%.

Neste barómetro, os portuguese­s voltaram a avaliar a imagem dos líderes partidário­s. Após as melhorias no auge da resposta à pandemia, há uma tendência de quebra nos resultados. António Costa é a figura em destaque, mantendo os 3,4 valores do mês anterior. Já os principais adversário­s - Rui Rio, Catarina Martins e Jerónimo de Sousa -vêm as notas cair.

ANTÓNIO COSTA CONTINUA A SER LÍDER COM MELHOR AVALIAÇÃO: 3,4 VALORES

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal