Correio da Manha

Como ajudar o adversário

- RICARDO RAMOS EDITOR DE MUNDO

Os democratas querem criar uma comissão para avaliar de forma independen­te se o presidente dos EUA tem capacidade física e mental para exercer o cargo ou deve ser afastado pelo Congresso e substituíd­o pelo vice-presidente. Nancy Pelosi garante que a medida não visa diretament­e Trump mas que o seu “estado mental alterado” após ter sido diagnostic­ado com Covid-19 tornou mais premente a criação de um instrument­o que coloque nas mãos do Congresso o poder de decidir se o presidente tem, ou não, condições para exercer funções.

Que o estado mental de Trump levanta dúvidas não é propriamen­te uma novidade. Há muito tempo, por isso, que os democratas podiam ter avançado com esta proposta. O facto de só o terem feito agora, a menos de um mês das eleições, cria a ideia de que se trata de uma espécie de ‘plano

B’, uma tentativa de garantir a vitória na secretaria caso Trump vença as eleições. Ora, não é preciso pensar muito para perceber que tudo isto joga a favor dele. Depois da ‘trama russa’ e do ‘impeachmen­t’, Trump tem agora mais um argumento para acusar os democratas de perseguiçã­o e de não olharem a meios para o afastar - e com isso ganhar mais uns votos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal