Correio da Manha

Jovem era aluno de mérito e sonhava ser engenheiro

-

u O sonho de João Pedro Souto era seguir Engenharia Física Tecnológic­a, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Foi lá que o pai fez a sua licenciatu­ra. João queria seguir-lhe as pisadas. Era para isso que estudava. Noite e dia. Era a mãe quem, muitas vezes, lhe pedia para não estudar tanto.

“Desde a primária que ele era aluno de excelência e entrava em praticamen­te todos os os quadros, desde os de mérito, aos de melhor colega. Ele era o meu único filho, era muito esforçado e dedicado. Às vezes tinha de ser eu a dizer-lhe: ‘Filho, já chega de estudar’”, lembra Fernanda Carvalho, de lágrimas nos olhos.

João Pedro estava no 12º ano quando adoeceu. A média do Ensino Secundário, até então, era superior a 18 valores, numa escala de 0 a 20.

“Ele só queria ir para a escola e tirar ainda melhores notas porque a média do curso em que queria entrar era umas décimas mais alta do que a que ele tinha e por isso ele queria recuperar.

Aquilo era o sonho dele”, explica a mãe. Mas o jovem tinha outra paixão: os jogos de computador. Desde os 10 anos que tentava criar o seu próprio jogo. Tinha, inclusive, um canal no YouTube, no qual ensinava técnicas para passar o nível.

“Ele sabia programar, desde muito pequeno. Lembro-me que tínhamos por aí um telemóvel avariado e ele quis desmontá-lo todo para perceber como é que as coisas funcionava­m. Os tempos livres dele eram passados assim, em casa, a descobrir como é que tudo funcionava”, conta Fernanda.

JOVEM TINHA UM CANAL NA INTERNET E ENSINAVA TRUQUES PARA JOGOS

 ??  ?? integrava, constantem­ente, os quadros de mérito da escola. A média até ao 12º era de 18 valores
integrava, constantem­ente, os quadros de mérito da escola. A média até ao 12º era de 18 valores
 ??  ?? J o ã o Pedr o Sout o
J o ã o Pedr o Sout o
 ??  ?? J o ã o Pedr o queria seguir, este ano, Engenharia Física Tecnológic­a, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Foi lá que o pai f ez a l i cenciatura e o jovem queria seguir-lhe as pisadas
J o ã o Pedr o queria seguir, este ano, Engenharia Física Tecnológic­a, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Foi lá que o pai f ez a l i cenciatura e o jovem queria seguir-lhe as pisadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal