Correio da Manha

PALAVRAS CRUZADAS

-

HORIZONTAI­S

1. Apoquentar, mortificar. O bagaço de que se faz a água-pé. 2. Fazer doação de. Servira-se de.

3. Abatimento, perda de ânimo. Suavizar. 4. Assumir uma expressão alegre. Tempo, de aproximada­mente 365 dias e um quarto, que a Terra demora a fazer uma revolução completa em torno do Sol. Peixe pércida. 5. Enfurecer. Além disso. Vegetação espontânea. 6. Contr. da prep. a com o art. def. os. Aquele que gera, ascendente, procriador. 7. Animal quadrúpede, híbrido e estéril, filho de burro e égua ou de cavalo e burra. Emprega-se para excitar ou animar (interj.). De solução difícil ou impossível. 8. Prova a que alguém é submetido, para se verificar se está ou não habilitado a exercer um cargo, a obter um diploma, etc. Acrónimo de Imposto sobre o Valor Acrescenta­do. Molibdénio (s. q.). 9. Amalucado (fam.). Conjunto de coisas descritas e enumeradas. 10. Lado de onde nasce o Sol. Indica limite ou termo espacial, temporal ou quantitati­vo. Abro ou revolvo (a terra) com enxada ou sacho.

11. Submerso. Mulher que cria criança alheia.

Ter a natureza de. 12. Líquido que sai da vasilha quando se lhe tira o torno ou batoque. Que tem impurezas. 13. Guarda da mão, na espada. Filtrar.

14. Grande quantidade de líquido. Membro da Congregaçã­o do Oratório.

VERTICAIS

1. Gostariam muito. Estender ao comprido. 2. Sacou. Cálculo a olho. 3. Aproves. Estrume. 4.

Que é como deve ser ou como convém que seja. Que é de fora. 5. Designação extensiva a várias espécies de peixes seláquios, com corpo achatado e largo. Som agudo caracterís­tico de algumas aves. Batráquio anuro semelhante à rã. 6. Representa­ção do sistema planetário por meio de um globo móvel. Perfume. 7. Discurso. Segundo a Bíblia é a primeira mulher, esposa de Adão e mãe da humanidade. Membro guarnecido de penas que serve às aves para voar. 8. Designa dúvida ou desconfian­ça (interj.). Dignidade militar entre os Turcos. Fruto da ateira. 9. Empunhar. Que ataca muitas pessoas ao mesmo tempo. 10. Fome (pop.). Feito recentemen­te ou que existe há pouco tempo. Inclinação da alma e do coração.

11. Ribeiro grande. Progenitor. 12. Réptil sáurio. Ato ou efeito de tirar letras na escrita, raspando.

13. Ponto de mira. Dar ou ganhar movimento. 14. Fazer estremecer com estrondo. Aromático.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal