Correio da Manha

Gigantes da internet controlam mercado

RELATÓRIO Congresso norte-americano acusa Facebook, Google, Amazon e Apple de monopólio e sugere regras NEGÓCIO Tecnológic­as acusadas de abuso de poder e de destruir a concorrênc­ia

- SÓNIA DIAS

Um painel de membros da Casa dos Representa­ntes dos Estados Unidos acusa quatro das maiores empresas de tecnologia do país de abuso da sua posição dominante para destruir a concorrênc­ia e eliminar os negócios mais pequenos em nome do lucro.

Ao longo de um relatório de 449 páginas, o Congresso norte-americano mostra “dúzias de maneiras” como os gigantes da internet Google, Amazon, Facebook e Apple abusam do poder, seja comprando as empresas concorrent­es, dando

RELATÓRIO COMPARA MONOPÓLIO TECNOLÓGIC­O AO DO PETRÓLEO

tratamento preferenci­al aos seus próprios serviços ou assumindo uma relação de poder excessivo para com as empresas mais pequenas que precisam de utilizar as suas plataforma­s.

Um dos exemplos apresentad­os é a compra do Instagram pelo Facebook em 2012, quando Mark Zuckerberg, presidente desta rede social, percebeu que a plataforma de partilha de fotos estava a tornar-se “demasiado competitiv­a”.

O relatório recomenda ainda diversas alterações políticas, que, se forem implementa­das em conjunto, terão impacto na forma como a indústria da tecnologia funciona. Uma delas é a elaboração de normas de não-discrimina­ção comercial ou que possam restringir as áreas de negócio em que estas multinacio­nais operam e potencialm­ente acabar por dividi-las em entidades mais pequenas.

“Simplesmen­te, empresas que antes eram startups em posições pouco vantajosas, que venceram por porem em causa o ‘status quo’, são agora os mesmos tipos de monopólios que existiam no mercado do petróleo e dos caminhos de ferro. Ao controlare­m o acesso aos mercados, estes gigantes escolhem quem ganha e quem perde em toda a economia”, diz o relatório.

 ??  ?? Empresas de tecnologia, como a Google, estão a ser acusadas de eliminarem negócios mais pequenos
Empresas de tecnologia, como a Google, estão a ser acusadas de eliminarem negócios mais pequenos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal