Correio da Manha

JATO PRIVADO CARREGA FORTUNA EM DROGA

MALAS COM COCAÍNA AVALIADA EM SEIS MILHÕES APREENDIDA­S EM LISBOA REDE BRASILEIRA COMPRA AVIÃO PARA TRAFICAR

- SÉRGIO A. VITORINO/JOÃO C. RODRIGUES

Uma rede de traficante­s brasileira comprou, em 2017, por 750 mil dólares (635 mil euros), um luxuoso jato privado. Sob o disfarce de viagens privadas para a Europa, transporta­ram cocaína em malas durante um número indetermin­ado de vezes. Foram travados agora pela PJ, ao aterrarem na noite do dia 1 no aeroporto de Lisboa com 170 quilos de cocaína - o que valeria no mínimo seis milhões de euros. Três brasileiro­s e dois portuguese­s foram detidos. O avião está apreendido e pode vir a reverter a favor do Estado.

“O confinamen­to devido à pandemia quase extinguiu o tráfico por via área. As redes adaptaram-se e esta apreensão mostra isso”, disse ontem Artur Vaz, diretor da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefaci­entes, que desencadeo­u a operação ‘White-wing’ (asa branca). A investigaç­ão à chegada de coca em voos privados começou “há t r ê s meses e vai prosseguir porque a rede não está extinta”, adiantou Rui Sousa, coordenado­r da operação.

Os três brasileiro­s eram passageiro­s do voo que saiu do Brasil e fez uma escala antes de chegar a Portugal. Pertenciam à rede e traziam as oito malas de viagem com 170 kg de cocaína. Foram apanhados ainda no aeroporto, dia 1, e ficaram em preventiva. Dois portuguese­s, que a rede contratou em Portugal, foram detidos mais tarde e o tribunal libertou-os. Esta foi a primeira vez que um jato bimotor foi apreendido em Portugal.

“Estamos muito atentos. O tráfico internacio­nal de droga é uma realidade que conhecemos bem”, assegura Artur Vaz. Este é um ano de grande produção de droga na América Latina e o confinamen­to fez acumular cocaína na Bolívia, Colômbia e Peru, levando as redes a arriscar. Na semana passada, no aeroporto de Viracopos, São Paulo, foi travada uma rede de logística paralela que fazia a cocaína viajar até Portugal nas embalagens de refeições, mantas, carga e bagagem.

APREENDIDO­S 170 QUILOS DE COCAÍNA AVALIADOS EM 6 MILHÕES DE EUROS

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? 1PJ mostrou ontem a droga apanhada 2J ato encontra-se apreendido no aeroporto de Lisboa
1PJ mostrou ontem a droga apanhada 2J ato encontra-se apreendido no aeroporto de Lisboa
 ??  ?? 3 Cocaína enchia nove malas de viagem
3 Cocaína enchia nove malas de viagem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal