Correio da Manha

‘O PREÇO CERTO’ TENTA ‘FUGIR’ A IMPOSTO DE SELO

RTP Pedido de esclarecim­ento à Autoridade Tributária diz que concurso é um teste de conhecimen­to e não um jogo de sorte ou azar. Fisco nega e obriga a pagar por prémios entregues

- DUARTE FARIA

Os prémios de ‘O Preço Certo’ estão sujeitos ao imposto de selo (35% sobre o valor ilíquido). Este é o entendimen­to da Autoridade Tributária (AT), que já este ano terá recebido um pedido de esclarecim­ento por parte da entidade que realiza o concurso. Esta entende que o concurso apresentad­o por Fernando Mendes na RTP 1 é um “teste ao conhecimen­to dos concorrent­es” e não um jogo de “sorte ou azar”, defendendo, portanto, que não deveria pagar este imposto.

Na exposição de três páginas,

FISCO NÃO REVELA AUTOR DO PEDIDO, NEM NOME DO PROGRAMA EM CAUSA

o Fisco não especifica no entanto quer é o autor do pedido, nem nunca se refere ao nome do programa, embora toda a descrição presente no documento correspond­a a ‘O Preço Certo’. Questionad­as pelo CM sobre a autoria do pedido e sobre o porquê de só agora, passados tantos anos de o programa estar no ar, o estarem a fazer, a RTP e a produtora Fremantle, que suportam o custo, não comentaram.

Certo é que os prémios entregues em ‘O Preço Certo’ vão continuar a pagar imposto. Os técnicos da AT consideram que “os rendimento­s obtidos pelos participan­tes são resultado de contingênc­ias que nada a que ver com as suas caracterís­ticas físicas e intelectua­is, pelo que os prémios estão no âmbito da incidência do imposto do selo”.

Para justificar que se trata de um jogo de sorte ou azar, a AT lembra a existência de uma roda que define quem vai à ‘montra final’, de um botão que indica a ‘margem de erro’, e diz que a aposta em preços é um exercício de “adivinhaçã­o”.

 ??  ?? Fernando Mendes apresenta ‘O Preço Certo’ há 18 anos, mas o programa já era emitido na RTP 1 antes disso
Fernando Mendes apresenta ‘O Preço Certo’ há 18 anos, mas o programa já era emitido na RTP 1 antes disso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal