Correio da Manha

Acelera plano para fechar duas prisões

OBJETIVO para novo Estabeleci­mento Prisional no Montijo. Juízes jubilados regressam

- DIANA RAMOS

No setor da Justiça, o Governo compromete-se a avançar no processo de “encerramen­to gradual dos estabeleci­mentos prisionais de Lisboa e de Setúbal”, para dar “continuida­de aos trabalhos relacionad­os com a construção de um novo estabeleci­mento prisional no concelho do Montijo”. O projeto para a nova prisão já tinha sido lançado no ano passado, e visa criar um estabeleci­mento com capacidade para 600 a 800 reclusos, num investimen­to de 40 a 50 milhões €.

E a exemplo de outras áreas, a versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado para 2021 prevê que, mediante autorizaçã­o dos respetivos conselhos, os magistrado­s jubilados possam prestar serviço judicial, desde que esse exercício de funções não importe qualquer alteração do regime remunerató­rio atribuído por força da jubilação.

Há ainda planos para a reinstalaç­ão dos serviços centrais do Ministério da Justiça e dos tribunais de Lisboa. Quanto às magistratu­ras, está previsto “o p r o v i me n t o de vagas” junto de tribunais superiores, no Conselho Consultivo da Procurador­ia-Geral da República (PGR), nos departamen­tos centrais e distritais e, bem assim, em lugares de magistrado­s junto de tribunal de círculo ou equiparado. Para tal, tem de haver “justificaç­ão da sua imprescind­ibilidade”.

PREVISTA

REINSTALAÇ­ÃO DE SERVIÇOS CENTRAIS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

 ??  ?? Governo quer acelerar o fecho do Estabeleci­mento Prisional de Lisboa
Governo quer acelerar o fecho do Estabeleci­mento Prisional de Lisboa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal