Correio da Manha

57

-

anos de clausura, numa cela do Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra. Foi esta a vida que a irmã Lúcia escolheu - após frequentar o colégio das Irmãs Doroteias em Vilar, Porto, para onde entrou em 1921, e de ter ingressado no noviciado das Doroteias em Tui, Galiza, em 1926. Morreu aos 97 anos.

Profecia

Lúcia sempre disse que a "vinham buscar" no primeiro sábado de cada mês ou num dia 13 - o dia das aparições. A explicação para o sábado encontra-se no facto de, na terceira aparição, a Virgem ter anunciado que viria pedir a comunhão reparadora nos primeiros sábados. Coincidênc­ia, ou não, a profecia confirmou-se. Lúcia partiu a 13 de Fevereiro de 2005.

Registo

Lúcia foi registada seis dias antes de nascer e batizada dois dias depois, para não pagar multa. "Nós dizemos que é dia 22 de março, porque ela foi registada como tendo nascido nesse dia, mas, na verdade, não é bem assim. Ela nasceu no dia 28 de março de 1907. Era Quinta-feira Santa”, contou a mãe.

Trasladaçã­o

Mais de 100 mil pessoas participar­am nas cerimónias da trasladaçã­o do corpo de Lúcia para a Basílica de Fátima, a 19 de Fevereiro de 2006. Os restos mortais da pastorinha ficaram, assim, no mesmo local para onde, anos antes, tinham sido trasladado­s os corpos dos primos Francisco e Jacinta Marto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal