Correio da Manha

Inflação sofre queda

VALOR Taxa registada em setembro foi de -0,1% PRÓXIMA Governo estima valor de 0,7% para 2021

- JOÃO MALTEZ

Ataxa de inflação em setembro fixou-se em -0,1%, comparando com o valor registado no mesmo mês do ano passado, revelou ontem o Instituto Nacional de Estatístic­a (INE). O valor, que na prática traduz uma variação negativa nos preços de bens e serviços, é inferior em 0,1 pontos percentuai­s face ao mês de agosto.

Segundo o INE, a principal contribuiç­ão para a variação mensal da inflação surge, em termos negativos, do setor dos transporte­s, com com um decréscimo de 0,7%. Em sentido inverso, é de assinalar um aumento nos preços do vestuário e calçado (19,9%), em resultado da entrada de novas coleções de vestuário.

Refira-se que o Ministério das Finanças espera que o índice de preços no consumidor registe em 2020 uma deflação de 0,1%, mas aponta para uma inflação de 0,7% no próximo ano, segundo o relatório do Orçamento do Estado para 2021.

A Comissão Europeia estimou em junho uma inflação nula para Portugal em 2020, apontando para uma subida dos preços de 1,2% em 2021. Já o Conselho das Finanças Públicas prevê uma inflação de 0,1% para 2020 e de 0,7% para 2021. Sem dados para o próximo ano, o Banco de Portugal estima, como Bruxelas, uma inflação nula para este ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal