Correio da Manha

StayAway obrigatóri­a?

-

Se a ideia era pôr a aplicação StayAway Covid nas bocas do mundo e na cabeça dos portuguese­s, o primeiro-ministro foi bem-sucedido com a vontade de a tornar obrigatóri­a. Mas arrisca-se a que a iniciativa faça ricochete.

Sermos obrigados a instalar uma app do Estado no telemóvel transporta-nos para um cenário orwelliano próprio das ditaduras. Em vez de querer aderir, fica-se de pé atrás. Desde a legislação sobre proteção de dados aos princípios constituci­onais, a ideia suscita as maiores reservas. Além de que obrigaria toda a gente a ter um smartphone. O erário público paga?

A IMPOSIÇÃO DO DEVER DE INSTALAR A APP VIOLA O SEU ESPÍRITO VOLUNTÁRIO

Direitos à parte, a imposição do dever de instalar a aplicação viola o espírito voluntário da mesma. A StayAway Covid é um instrument­o precioso no rastreio e controlo da pandemia, contribuin­do para a proteção de todos. Mas depende da iniciativa de quem a descarrego­u e recebeu um resultado positivo indicá-lo, de forma anónima, na aplicação. E quem foi alertado por ter estado durante 15 minutos a dois metros dessa pessoa ligar para a linha Saúde 24.

Quanto mais pessoas usarem a app no telemóvel, mais eficaz será. A polémica só dá vontade de ficar longe da StayAway Covid. Fazer pedagogia e ter uma campanha de comunicaçã­o alargada talvez fosse mais proveitoso.

 ??  ?? MASSA CRÍTICA
André Veríssimo
DIRETOR DO JORNAL DE NEGÓCIOS
MASSA CRÍTICA André Veríssimo DIRETOR DO JORNAL DE NEGÓCIOS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal